Cultura popular e cultura erudita
Muito
provavelmente você sabe o que é cultura, mas é preciso ressaltar que cultura,
muitas vezes é confundida com aquisição de conhecimentos, com educação, com erudição.
A cultura é informação, é a reunião de conhecimentos aprendidos no decorrer de
nossas vidas, é herança social.
Por ser uma herança social, o ser humano “recebe” a cultura dos
seus antepassados, mas cada pessoa, cada indivíduo é capaz de modificar a
cultura herdada, pois a cultura é modificável, flexível, o ser humano “recebe”
a cultura e a remodela, portanto a cultura não é fixa.
E, falando em erudição, a chamada cultura erudita está associada
às elites, os seus produtores
fazem parte de uma elite social, econômica, política e cultural e seu
conhecimento é proveniente do pensamento científico, dos livros, das pesquisas
universitárias ou do estudo em geral (erudito significa que tem instrução vasta
e variada adquirida sobretudo pela leitura). A arte erudita e de vanguarda é
produzida visando museus, críticos de arte, propostas revolucionárias ou
grandes exposições, público e divulgação. A Cultura Erudita é a produção
acadêmica centrada no sistema educacional, sobretudo na universidade, produzida
por uma minoria de intelectuais.
Cultura é tudo aquilo que aprendemos e compartilhamos com nossos
semelhantes. Ela é relativa, não existe uma cultura boa, ou uma cultura ruim,
superior ou inferior, como acreditavam os alemães, inclusive criadores da
compreensão que muitos de nós ainda temos “Cultura” com C maiúsculo, indicando
superioridade, e neste sentido quem compreende a cultura desta forma arcaica e
equivocada tende a fazer afirmações do tipo: “Fulano é culto” “Fulano não tem
cultura” ora, todos e todas temos cultura!
Cultura pode por um lado referir-se à alta cultura, à cultura
dominante, ou seja, a cultura erudita, e por outro, a qualquer cultura. No
primeiro caso, cultura surge em oposição à selvageria, à barbárie; cultura é
então a própria marca da civilização, como queriam os alemães ao idealizarem a ideia
da “Kultur” alemã indicando a superioridade da cultura alemã em detrimento das
outras culturas, como modelo de civilidade, de progresso. Ou ainda, a alta
cultura surge como marca das camadas dominantes da população de uma sociedade;
se opõe à falta de domínio da língua escrita, ou à falta de acesso à ciência, à
arte e à religião daquelas camadas dominantes. No segundo caso, pode-se falar
de cultura a respeito de todos os povos, nações, grupos ou sociedades humanas.
Cultura está muito associada a estudo, educação, formação escolar, o
que não é correto; por vezes se fala de cultura para se referir unicamente às
manifestações artísticas, como o teatro, a música, a pintura, a escultura,
cinema, logo ouvimos falar também de acesso à cultura. Outras vezes, ao se
falar na cultura da nossa época ela é quase que identificada com os meios de
comunicação de massa, tais como o rádio, a televisão. Ou então cultura diz
respeito às festas e cerimônias tradicionais, às lendas e crenças de um povo,
ou a seu modo de se vestir, à sua comida, a seu idioma. A lista ainda pode
aumentar mais.
Contudo, devemos entender como cultura todas as maneiras de
existência humana. Essa tensão entre referir-se a uma cultura dominante ou a
qualquer cultura, permanece, e explica-se em parte a multiplicidade de
significados do que seja cultura. Notem que é no segundo sentido que as
ciências sociais costumam falar de cultura, no sentido amplo, como fenômeno
unicamente humano, que se refere a capacidade que os seres humanos tem de dar
significados às suas ações e ao mundo que os rodeia.
Cabe aqui iniciarmos uma conversa sobre
cultura popular, que aparece
associada ao povo, às classes excluídas socialmente, às classes dominadas. Ao
contrário da cultura erudita, a cultura popular não está ligada ao conhecimento
científico, pelo contrário, ela diz respeito ao conhecimento vulgar ou
espontâneo, ao senso comum. Geralmente
a cultura popular é identificada com folclore, conjunto das lendas, contos e concepções
transmitidas oralmente pela tradição. É produzida pelo homem do campo, das
cidade do interior ou pela população suburbana das grandes cidades.
A cultura popular é conservadora e inovadora ao mesmo tempo no sentido
em que é ligada à tradição (costumes, crenças, rituais) mas incorpora novos
elementos culturais. Muitas vezes a incorporação de elementos modernos pela
cultura popular (como materiais como plástico por exemplo) a transformação de
algumas festas tradicionais em espetáculos para turistas (como o carnaval) ou a
comercialização de produtos da arte popular são, na verdade, modos de preservar
a cultura popular a qualquer custo e de seus produtores terem um alcance maior
do que o pequeno grupo de que fazem parte.
Todos os indivíduos, todos os seres humanos tem cultura, no
entanto, cada cultura é diferente da outra, mesmo povos ditos incivilizados tem
cultura, pois a cultura não baseia-se somente na linguagem escrita, e, como é
herança social é transmitida de geração em geração. Cultura
compreende uma série de elementos, como costumes, crenças religiosas,
vestimenta, língua, objetos, rituais etc. A cultura é compartilhada pelos
indivíduos de determinado grupo, não se referindo a um ato individual, cada
grupo de seres humanos, em diferentes épocas e lugares, atribui significados
diferentes a coisas e caminhos da vida aparentemente semelhantes.
Texto produzido pelo Prof. Valdinei Gomes
Garcia para o Colégio Integrado, Campo Mourão (PR)
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