"Nada se espalha com maior rapidez do que um boato" (Virgílio)

Ideologia: “O mundo escolar”



No mundo escolar existem várias ideias, concepções, pensamentos etc. que, sem percebermos, podem ser distinguidas como ideológicas, essas ideias podem ser expressas por professores, alunos (as), funcionários, pais, diretores ou mesmo podem ser trazidas de fora da escola por eles.

Exemplos:
“A escola dá oportunidades a todos os alunos de aprenderem as coisas da vida.”
“A função do professor é ensinar, a do aluno é aprender, e só.”
“Professor não pode falar de política em sala de aula.”  


Todas estas frases demonstram pensamentos e ideias disseminadas não só na escola, mas em toda sociedade. Elas prescrevem normas, representam a realidade, generalizam o particular, têm um discurso lacunar, além de inverter a realidade, naturalizar e ocultar os fatos. E, prescrever normas é elaborar, repetir e manter a ordem dita “normal” das coisas.
Por exemplo, quem disse que os alunos e alunas não sabem nada e o professor (a) é o único dono(a) da verdade? E as experiências pessoais dos alunos(as). Não podemos asseverar que a função do professor é unicamente ensinar e os alunos (as) devem apenas aprender, pois na verdade o professor(a) é um mediador(a), um facilitador(a) e os alunos(as) podem muito bem ensinar coisas e compartilhar seus conhecimentos com os professores.


Texto produzido pelo Prof. Valdinei Gomes Garcia para o Colégio Integrado, Campo Mourão (PR)

0 Response to "Ideologia: “O mundo escolar”"