"Nada se espalha com maior rapidez do que um boato" (Virgílio)

Ideologias e visões de mundo


Ideologia “é um conjunto lógico, sistemático e coerente de representações (ideias e valores) e de normas ou regras (de conduta) que indicam e prescrevem aos membros da sociedade o que devem pensar e como devem pensar, o que devem valorizar e como devem valorizar, o que devem sentir e como devem sentir, o que devem fazer e como devem fazer. Ela é, portanto, um corpo explicativo, de representações e práticas (normas, regras e preceitos) de caráter prescritivo, normativo, regulador, cuja função é dar aos membros de uma sociedade dividida em classes uma explicação racional para as diferenças sociais, políticas e culturais, sem jamais atribuir tais diferenças à divisão da sociedade em classes. Pelo contrário, a função da ideologia é a de apagar as diferenças, como as de classes, e de fornecer aos membros da sociedade o sentimento de identidade social, encontrando certos referenciais identificadores de todos e para todos, como, por exemplo, a humanidade, a liberdade, a igualdade, a nação, ou o Estado.” (Marilena Chauí, O que é ideologia, 1980).  

Além dessa definição da filosofa Marilena Chauí, no decorrer da história do pensamento sociológico, muitos sociólogos se preocuparam em achar uma definição adequada para este conceito que tanto nos intriga. A palavra ideologia foi criada por Destutt de Tracy, no séc. XIX, e significa, etimologicamente, ciência das ideias. Posteriormente, concluiu-se que esta palavra ganharia um sentido novo quando Napoleão chamou De Tracy e seus seguidores de "ideólogos" no sentido de "deformadores da realidade". No entanto, os pensadores da Antiguidade Clássica e da Idade Média já entendiam ideologia como o conjunto de ideias e opiniões de uma sociedade.
Isso mesmo, também podemos definir Ideologia como um conjunto de ideias, concepções, opiniões sobre algum tema, quando perguntamos por exemplo, qual é a ideologia de um determinado pensador, estamos nos referindo à doutrina, a um conjunto de posicionamentos e ideias seguidos por ele diante determinados fatos.
Karl Marx  conceituou Ideologia como um sistema de pensamento, ou seja,  uma forma de conceber o mundo que abrange, principalmente, os seus aspectos sociais (relações entre os homens e a sua atividade); "Visão do mundo", isto é, produto e reflexo de uma época e de uma sociedade, mais especificamente de grupos sociais reais, estratos e classes, expressando os seus interesses, a sua atividade e o seu papel histórico; Não seria, para este pensador, um sistema de pensamento neutro, pois para ele a ideologia teria uma função que é a de legitimar, justificar e contribuir, ou para a manutenção da ordem social existente, ou para a sua transformação. Marx compreende a ideologia como uma consciência falsa, proveniente da divisão entre o trabalho manual e o intelectual. Nessa divisão, surgiriam os ideólogos ou intelectuais que passariam a operar em favor da dominação ocorrida entre as classes sociais, por meio de ideias capazes de deformar a compreensão sobre o modo como se processam as relações de produção. Neste sentido, a ideologia (enquanto falsa consciência) geraria a inversão ou a camuflagem da realidade, para os ideais ou interesses da classe dominante.
Ideologia também pode indicar teoria, no sentido de “constituição”, configuração dos conhecimentos para nortear a ação de indivíduos e instituições; há uma ideologia religiosa, a de uma igreja, de uma religião específica, estabelece um código de conduta aos fiéis; há uma ideologia para as escolas, cada escola segue uma ideologia específica, e, claro há a ideologia de um partido político, ou seja, um estatuto que estipula as concepções acerca de diversos temas de interesse do partido e de seus afiliados, como por exemplo, de poder e fornece uma série de orientações de ação aos seus militantes.
Cabe aqui citarmos também uma outra definição de ideologia, muito importante, a do pensador Antônio Gramsci, para ele a ideologia significava uma concepção de mundo, manifestando-se de modo tácito na arte, no direito, na atividade econômica, enfim em todas as manifestações da vida, e ainda de acordo com Gramsci, a ideologia tem por função conservar a unidade de toda sociedade.
Segundo Gramsci, as ideologias: “(…) organizam as massas humanas, formam o terreno sobre o qual os homens se movimentam, adquirem consciência de sua posição, lutam, etc.”

Texto produzido pelo Prof. Valdinei Gomes Garcia para o Colégio Integrado, Campo Mourão (PR)

0 Response to "Ideologias e visões de mundo"