A LEI DOS TRÊS ESTADOS
1°. Estado teológico ou fictício – na fase inicial
da evolução histórica, o mundo, a vida, os fenômenos em geral são explicados
através dos recursos das forças sobrenaturais, mágicas dos deuses, primeiramente
é a forma de feiticismo no monoteísmo.
A esta forma de conhecimento, corresponde uma forma de
organização sócio-política: o Governo Monárquico em que o poder real absoluto é
legitimado pelo direito divino. Aqui se explicam os diversos fenômenos através
de causas primeiras, em geral personificadas nos deuses. O estado teológico
subdividiu-se em:
a). Fetichismo, em que o homem confere vida, ação e
poder sobrenaturais a seres inanimados e a animais.
b). Politeísmo, quando atribui às diversas potências sobrenaturais
ou deuses certos traços da natureza humana (motivações, vícios e virtudes).
c). Monoteísmo, quando se desenvolve a crença num Deus
único.
2º. Estado metafísico ou abstrato – nesta fase
assim como na anterior a sociedade ainda busca explicações de caráter absoluto.
A diferença é que a divindade é substituída por conceitos como a “essência” e
substância (a coisa em si), “causas primárias” (origem absoluta), “causas
finais” (destinado absoluto), que embora produzidos pela razão, não pode ser comparadas
objetivamente. A organização sócio-política próprio a esta fase é a República
liberal, fundamentada em suposições metafísicas, ou seja, nos direitos humanos.
As causas primárias são substituídas por causas mais gerais
– as entidades metafísicas – , buscando nestas entidades (ideias) explicações
sobre a natureza das coisas e a causa dos acontecimentos.
3°. Estado positivo ou científico – é o último
estágio da evolução humana, em que a sociedade atinge o conhecimento
científico, isto é, verificável, objetivo e que se expressa em termos de leis
naturais. A filosofia de Comte é justamente uma análise do estado positivo. O
homem tenta compreender as relações entre as coisas e os acontecimentos através
da observação científica e do raciocínio, formulando leis; portanto, não mais
procura conhecer a última das coisas e as causas absolutas.
Disponível em <http://jkcarlossofia.blogspot.com.br>
Acesso: 30/mai/2018
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