"Nada se espalha com maior rapidez do que um boato" (Virgílio)

A administração portuguesa no Brasil – Resumo (Parte 03/03)


Governos-gerais

Sistema criado em 1548. Sede: cidade de Salvador, na capitania da Bahia. Eram auxiliares do governador: ouvidor-mor (justiça) provedor-mor (negócios da Fazenda) e capitão-mor (defesa).

• 1º governador - Tomé de Souza (1549-1553): distribuição de sesmarias; incentiva a economia açucareira, instalação, em Salvador, do primeiro bispado do Brasil; vinda dos primeiros jesuítas.

• 2º governador - Duarte da Costa (1553-1558): fundação do Colégio de São Paulo pelos jesuítas; primeira invasão francesa (Rio de Janeiro, 1555).

• Os franceses invadiram o Rio de Janeiro comandados por Nicolau Durand de Villegaignon. Seu objetivo era a fundação de uma colônia, a França Antártica, que servisse de base comercial e asilo religioso para os protestantes franceses.

• 3º governador Mem de Sá (1558-1572): fundação da cidade do Rio de Janeiro (Estácio de Sá, 1565); expulsão dos franceses.

E 1572, o Brasil foi dividido em dois Estados: O Estado do Norte, capital Salvador, e o Estado do Sul, capital Rio de Janeiro. Em 1578, houve a reunificação do Brasil.

As Câmaras Municipais e os “homens bons”

As câmaras eram órgãos administradores formados por vereadores, tesoureiros, escrivães, subordinados ao Juiz Ordinário. Essas pessoas eram escolhidas pelos “homens bons”, ou seja, os proprietários de grandes extensões de terra, a elite local.

0 Response to "A administração portuguesa no Brasil – Resumo (Parte 03/03)"