"Nada se espalha com maior rapidez do que um boato" (Virgílio)

A Revolução Norte-Americana – Resumo (Parte 01/03)


As 13 colônias britânicas da América foram as primeiras a se tornar independentes no Novo Mundo.
Foi significativa a influência do Iluminismo no processo de libertação da América, à qual somaram-se outros fatores.
As relações entre os colonos e a metrópole tornaram-se criticas na segunda metade do século XVIII, quando a Coroa mudou a política tributária, aumentando os impostos, a fim de restabelecer-se financeiramente, por causa do alto custo da Guerra dos Sete Anos (1756-1763).
Nessa guerra, os colonos ingleses haviam ajudado a Inglaterra a conquistar possessões francesas a norte e a oeste das colônias.
Em 1764, a Inglaterra impôs a Lei do Açúcar (Sugar Act), elevando o valor dos tributos sobre o açúcar e derivados da cana que não fossem oriundos das Antilhas britânicas.
Em 1765, criou a Lei do Selo (Stamp Act), determinando que todos os documentos, jornais e livros só podiam circular se fossem selados com o timbre do governo inglês. Os colonos reagiram invadindo casas de fiscais e queimando documentos selados em praça pública. Declararam que a Inglaterra não tinha o direito de impor sanções às colônias, já que elas não tinham representação no Parlamento inglês.
O governo inglês eliminou a Lei do Selo, mas, dois anos depois, elevou os impostos de importação sobre o chá, o papel, o vidro e as tintas.
Influenciado pela burguesia, o povo reagiu, realizando vários protestos públicos. Em um deles, três manifestantes foram mortos pelas tropas inglesas. Esse episódio é conhecido como o Massacre de Boston.
Em 1773, o governo inglês concedeu o monopólio do comércio de chá em todas as colônias norte-americanas à Companhia das Índias Orientais. Essa concessão eliminaria da condição de intermediários todos os norte-americanos que comerciavam esse produto.
Em reação, alguns habitantes da cidade de Boston, disfarçados de índios, assaltaram três navios da companhia e lançaram ao mar todo o seu carregamento de chá.
O governo inglês reagiu. Decretou, em 1774, as Leis Intoleráveis, determinando o fechamento do porto de Boston e o pagamento de uma indenização pelo chá. Houve também o reforço das tropas oficiais nas colônias.
Estava deflagrado o conflito entre os colonos e a metrópole, que acabou levando à independência das 13 colônias. A partir da decretação das Leis Intoleráveis, as 13 colônias inglesas deixaram de reivindicar apenas mudanças na política econômica da Inglaterra em relação a elas e passaram a tomar outras medidas contra as pressões da metrópole.

7 Response to "A Revolução Norte-Americana – Resumo (Parte 01/03)"

  1. Anônimo Says:
    30 de agosto de 2011 às 09:21

    muito legal o site me ajudou muito no trabalho que eu estava fazendo.
    GOSTEI PRA CARAMBA

  2. cassio Says:
    27 de setembro de 2012 às 21:19

    gostei muito pois me ajudou no meu trabalho escolar

  3. Anônimo Says:
    29 de agosto de 2013 às 16:33

    será que para um trabalho sobrea revolução americana isso esta legal?? e que nao achei exatamente o que eu queria que e a definição sobre a revolução americana podem me ajudar??

  4. HERIKA THAIS Says:
    17 de março de 2014 às 09:28

    ISSO MIM AJUDOU MUITO COM O TRABALHO ESCOLAR

  5. elegance says:
    23 de março de 2014 às 15:57

    Muito bom, além de ser resumido, aprendi sobre a Revolução Americana...

  6. Anônimo Says:
    13 de maio de 2015 às 19:08

    Foi bom por que comaigo aprender mais

  7. Unknown says:
    18 de setembro de 2018 às 17:53

    Gostei...entendi....continue sempre assim