"Nada se espalha com maior rapidez do que um boato" (Virgílio)

A Revolução Russa de 1917 – Resumo (Parte 04/04)

Lênin - 1917

A nova política de Lênin

Lênin definiu a nova política, a NEP (Nova Política Econômica), com a frase: “Um passo atrás para dar dois à frente” tratava-se de um recuo necessário no processo de socialização. Liberou a venda do excedente das colheitas e o funcionamento de pequenas manufaturas. Concentrou os recursos na produção de energia, matérias-primas e na importação de máquinas para a indústria e organizou cooperativas de comerciantes e agricultores. A produção cresceu.
Em 1922, Lênin fez acordo com as várias regiões que formavam o império russo, criando a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).
Com a morte de Lênin, em 1924, o poder foi disputado por Trotski e Stálin, que tinham posições divergentes. Trotski defendia a revolução permanente, isto é, achava que a Rússia deveria ajudar na implantação do socialismo em outros países, e Stálin era favorável à estabilização do regime para depois expandi-lo. Vitorioso, Stálin expulsou Trotski do Partido Bolchevique e autorizou sua deportação.
Trotski viveu no México, onde foi assassinado, em 1940, por um agente da policia política de Stálin.
Em 1927, Stálin aboliu a NEP e, por meio de planos econômicos, os Planos Qüinqüenais, continuou o processo de socialização. A Rússia cresceu rapidamente com o desenvolvimento da indústria pesada, a redução do analfabetismo e o progresso técnico e científico.
Stálin perseguiu violentamente seus opositores e realizou os “expurgos”, expulsando do Partido Comunista seus adversários, além de prender todos os que reagiram ao seu autoritarismo.

0 Response to "A Revolução Russa de 1917 – Resumo (Parte 04/04)"