"Nada se espalha com maior rapidez do que um boato" (Virgílio)

A Economia Açucareira – Resumo (Parte 01/03)


Para garantir seus lucros, a metrópole (Portugal) estabeleceu o monopólio do comércio colonial. Isso significava que o Brasil só poderia fazer comércio com ela, que também fixava os preços dos produtos. Portugal pagava um preço baixo pelo que produzíamos e cobrava muito alto por tudo que nos vendia.
A metrópole portuguesa só permitia a produção de gêneros que pudesse vender na Europa, com lucro, e proibia a produção de tudo aquilo que queria nos vender, como manufaturados e produtos de luxo, além de alguns gêneros alimentícios.
Portugal decidiu instalar no Brasil a economia açucareira por que:
• a cana teria fácil adaptação ao clima quente e úmido da costa brasileira;
• os portugueses tinham conhecimento das técnicas de plantio e da fabricação do açúcar, já utilizadas na colonização das ilhas da Madeira e de Cabo Verde;
• o açúcar era considerado um produto de luxo na Europa.

Havia necessidade de um grande numero de trabalhadores. A solução encontrada pelos colonizadores foi o trabalho escravo. No inicio foi utilizada a mão-de-obra do escravo indígena. Quando a economia canavieira provou que podia dar muitos lucros, usou-se a mão-de-obra do escravo africano. O tráfico de escravos negros foi mais uma fonte de lucros para Portugal.
A economia açucareira do Brasil caracterizou-se pela monocultura (plantava-se um só produto, no caso, a cana-de-açúcar), a grande propriedade e o trabalho escravo.
As primeiras mudas de cana-de-açúcar foram plantadas em São Vicente, por Martim Afonso de Sousa. Mas foi no Nordeste, onde atualmente se localizam os Estados da Bahia e de Pernambuco, que ela teve melhor adaptação, graças ao solo fértil, conhecido como massapê, ao clima quente e úmido e à existência de grandes rios, como o São Francisco.

Desde a época de sua implantação, a economia açucareira teve a participação direta da classe mercantil holandesa. Os holandeses (ou flamengos):
• colaboravam com financiamentos para a montagem dos engenhos;
• transportavam em seus navios o açúcar produzido no Brasil;
• faziam a refinação do açúcar, pois só eles conheciam a técnica de refino;
• distribuíam o açúcar no mercado europeu;
• aplicavam seus capitais para incentivar ainda mais a produção.

3 Response to "A Economia Açucareira – Resumo (Parte 01/03)"

  1. Lorenna says:
    10 de fevereiro de 2012 às 14:48

    Muito boom esse seu blog prof° , muito boom meesmo

  2. A Igreja Evangélica says:
    7 de dezembro de 2012 às 10:26

    Nossa, muito bom mesmo esse blog, principalmente pra quem precisa fazer um T.C.C.; parabéns professor. Muito bom mesmo!

  3. Anônimo Says:
    30 de setembro de 2013 às 15:42

    muito bommmm