"Nada se espalha com maior rapidez do que um boato" (Virgílio)

Os povos indígenas do Brasil (Resumo)


Em 1500, o território do Brasil atual já era ocupado por aproximadamente 6 milhões de pessoas, com costumes e crenças bem diferentes dos europeus. Eram os povos indígenas, que chamavam o território onde moravam de Pindorama.
Os tupi-guarani habitavam o litoral e alguns pontos do interior e foram os primeiros que entraram em contato com os europeus. Os jê ocupavam parte do interior, principalmente o Planalto Central. Os aruaque e os cariba localizavam-se na região amazônica. Os tupi, habitantes do litoral, foram os primeiros a entrar em contato com os colonizadores portugueses e, por isso, são os mais conhecidos.

Apesar de pertencerem a grupos diferentes, os povos que habitavam o Brasil à época do descobrimento tinham características comuns. Cada aldeia indígena detinha a propriedade da terra que ocupava, e o trabalho destinado à sobrevivência da aldeia era realizado com a colaboração de todos os seus membros.
O sustento da aldeia era conseguido por meio da caça, da pesca, da coleta de frutos e de raízes e de uma agricultura rudimentar. Cultivavam mandioca, batata-doce, pimenta e alguns cereais. Quando acabavam os recursos de uma região, o grupo se deslocava para outra área, por isso dizemos que os indígenas eram nômades.
Havia divisão de trabalho entre homens e mulheres: os homens caçavam e guerreavam, enquanto as mulheres colhiam frutos e raízes, cuidavam da plantação, do artesanato e das crianças.
Os povos indígenas respeitavam a natureza, só matavam animais ou derrubavam árvores para obter alimentos e fabricar instrumentos. Os europeus, entretanto, desde que chegaram à América, desrespeitaram as terras dos indígenas, invadindo-as e ocupando-as à força.
Ao longo do período colonial, o relacionamento dos indígenas com os homens brancos aconteceu de diversas maneiras:
•Muitos reagiram contra os ataques, pegando em armas.
•Alguns se aliaram aos europeus.
•Muitos foram submetidos à escravidão.
•Outros migraram para áreas interioranas, ainda desconhecidas pelos portugueses.
Hoje há pouco mais de 300 mil indígenas no Brasil, espalhados em pequenos grupos pelo território. Alguns desses grupos vivem em terras demarcadas, que pertencem ao Estado brasileiro.
A herança indígena na cultura do brasileiro é vasta: influenciaram na linguagem, nos hábitos (por exemplo, o banho diário), na alimentação (pratos feitos à base de milho e mandioca), no folclore, nas danças, no artesanato, na música etc.

Fonte: Caderno do Futuro. IBEP.

16 Response to "Os povos indígenas do Brasil (Resumo)"

  1. Anônimo Says:
    22 de abril de 2013 às 21:14

    eu acho que o texto é boas e esclarecedor, tem várias informações boas e prestativas. Me ajudou bastante!!!Adorei o site!!Pretendo visitar mais vezes, com outros temas!!!!!!! Achei o blog completinho, uma maravilha!!!!! Me ajudou na matéria da lição tão legal........ Sobre índios também, e esta matéria de índios neste blog foi a mais completa que eu já vi!!! Estão de parabéns!!!!!!!!!!!Amo vocês!!!! Obrigada por tudo mesmo, chorei agora, de emoção!!!! Vocês são essenciais na minha vida, eu amo vocês demais!!!!!!!!! Sem vocês não sou nadinha!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! AMO VOCÊS DEMAIS DA CONTA SEUS LINDOS!!!!!!!!!! CHORANDO MUITO AQUI, NAÃO QUERO PERDER VOCÊS POR NADA!!!!!!!!!!!

  2. Anônimo Says:
    1 de maio de 2013 às 23:22

    Vlw msmo viu....eu ñ sei o q faria se eu ñ tivesse encontrado isso..........obg msmo......

  3. Anônimo Says:
    8 de maio de 2013 às 22:30

    o cara se emocionou mesmo viu kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  4. marcia silva Says:
    4 de junho de 2013 às 21:13

    muinto bom ajudou minha filha ,a concluir o trabalho escolar.


























  5. Anônimo Says:
    12 de agosto de 2013 às 15:22

    Muito bom , adorei ....

  6. Anônimo Says:
    27 de agosto de 2013 às 19:30

    Parabéns, é uma ótima explicação sobre o conteúdo.

  7. Anônimo Says:
    27 de agosto de 2013 às 19:30

    Parabéns, é uma ótima explicação sobre o conteúdo.

  8. Anônimo Says:
    7 de outubro de 2013 às 21:03

    Parabéns, é muito0 bo0m esse blog *-*

  9. Anônimo Says:
    28 de outubro de 2013 às 18:13

    Noss muuito boom me ajudou com meu trabalho de historia....tipo eu passei de ano graças a esse trabalho tipo vlw msm... muuito boom esse blog

  10. gleiciane Says:
    29 de abril de 2014 às 15:44

    muito bom adorei o texto.

  11. Unknown says:
    25 de março de 2015 às 20:14

    muito obrigado por esse resumo me ajudou muito tinha um resumo pra fazer sob re os primeiros habitantes da América...pro meu filho

  12. Anônimo Says:
    21 de abril de 2015 às 10:11

    Ajudou muito

  13. Unknown says:
    5 de julho de 2016 às 20:40

    Gente me ajudem pois estou muito confusa em relação ao que procuro.. a pergunta e para comparar o territorio que os povos indígenas ocupavam em 1500 com os de 2011 me ajudem

  14. Anônimo Says:
    18 de abril de 2017 às 21:14

    Maravilha...ajudou. Meu filho.....obrigada

  15. Mary Says:
    17 de junho de 2017 às 21:05

    Valeu ai me ajudou muito😘

  16. Anônimo Says:
    19 de junho de 2018 às 11:04

    Obrigado me ajudou bastante...❤