"Nada se espalha com maior rapidez do que um boato" (Virgílio)

Os primeiros trinta anos do Brasil - Resumo


Quando os portugueses tomaram posse do Brasil, o único produto que despertou interesse foi o pau-brasil, usado na Europa para produzir tinta vermelha para tingir tecidos e também como matéria-prima para móveis e construções. O rei de Portugal tinha o monopólio de sua exploração.

Mesmo o Brasil não apresentando outras riquezas, como ouro e prata, os portugueses decidiram manter o domínio sobre a terra, porque era um ponto estratégico de parada para os navios que viajavam em direção às Índias. Também queriam manter o domínio sobre o Oceano Atlântico e impedir que outros povos se estabelecessem na colônia. Em alguns pontos do litoral, os portugueses construíram feitorias, que serviam para a defesa e para armazenar os troncos, até que os navios chegassem e os transportassem para a Europa. Para isso, contavam com a mão-de-obra dos indígenas, que também transportavam os troncos até as embarcações. Em troca do trabalho realizado, os indígenas recebiam produtos de pouco valor. Esse tipo de troca recebe o nome de escambo.
O relacionamento inicial entre os indígenas e os portugueses foi pacifico, mas com o tempo estes últimos passaram a escravizar os nativos para obrigá-los a trabalhar na extração de pau-brasil.
Preocupado com a concorrência dos franceses que também vinham buscar o pau-brasil, o governo português mandou vários navios e soldados para combater os invasores.
Extraíram tanto pau-brasil no período pré¬-colonial que em pouco tempo a Mata Atlântica se reduziu a quase nada. Hoje em dia, praticamente não existe mais essa madeira no Brasil.

As expedições

Nos primeiros 30 anos, o Brasil foi praticamente abandonado, porque além de ele não apresentar ouro ou prata, Portugal não contava com urna população muito grande, com gente disponível para vir colonizar a nova terra.
Apenas foram enviadas expedições para fazer o reconhecimento geográfico e econômico da nova colônia.
Foram as expedições exploradoras. A metrópole também organizou expedições guarda-costas para a defesa do litoral brasileiro que freqüentemente sofria ataques estrangeiros. Esse período inicial do Brasil é chamado de Pré-colonial (1500-1530).

As expedições exploradoras

• 1501: Comandante Gaspar de Lemos - deu nome a uma série de acidentes geográficos: Cabo de São Roque, Cabo de Santo Agostinho, Baia de Todos os Santos, Cabo de São Tomé. Constatou a presença de pau-brasil no litoral.
• 1503: a exploração do pau-brasil foi arrendada aos cristãos novos, judeus convertidos ao cristianismo, O primeiro arrendatário foi Fernando de Noronha, que em 1503 financiou uma expedição sob o comando de Gonçalo Coelho. Américo Vespúcio fundou uma feitoria em Cabo Frio.

As expedições guarda-costas

• 1516 e 1526: ambas foram comandadas por Cristóvão Jacques. Fracassaram, por causa da extensão do litoral. Portugal não conseguiu assegurar a posse da terra, constantemente atacada por piratas franceses.
A única solução era dar inicio á colonização. Para isso chegou ao Brasil, em 1530, a expedição colonizadora comandada por Martin Afonso de Sousa.

Fonte: Caderno do Futuro. IBEP

4 Response to "Os primeiros trinta anos do Brasil - Resumo"

  1. Unknown says:
    12 de junho de 2016 às 09:17

    Otimo para estudar

  2. Unknown says:
    12 de junho de 2016 às 09:17

    Otimo para estudar

  3. Anônimo Says:
    21 de agosto de 2018 às 09:47

    Mt bom

  4. Anônimo Says:
    29 de novembro de 2018 às 12:40

    Me ajudou alirou (um pouco em inglês p/ quem n é fluente)