"Nada se espalha com maior rapidez do que um boato" (Virgílio)

Isaías de Noronha


José Isaías de Noronha nasceu no Rio de Janeiro, em 1873.
Militar, ingressou no curso preparatório da Escola Naval em 1887, seguindo o exemplo de muitos membros da sua família que se destacaram na carreira militar, inclusive seu pai, que chegou a general do Exército. Em 1923, obteve a patente de contra-almirante e assumiu a direção da Escola Naval, onde permaneceu até 1925. Entre 1926 e 1927 voltaria a dirigir aquela instituição. Em seguida, assumiu o posto de comandante-em-chefe da esquadra brasileira, até 1928.  

Em outubro de 1930, com o início do movimento revolucionário promovido pelas forças de oposição ao governo federal, membros da alta oficialidade das Forças Armadas anteciparam-se aos revoltosos e depuseram o presidente Washington Luís. Em seu lugar foi empossada, no dia 24 de outubro, uma Junta Governativa da qual faziam parte Isaías de Noronha, representando a Marinha, e os generais Mena Barreto e Tasso Fragoso. Isaías de Noronha acumulava, ainda, o cargo de ministro da Marinha. Em 3 de novembro, a Junta passou o governo a Getúlio Vargas, comandante das forças revolucionärias.
Após a posse do novo governo, Isaías de Noronha foi mantido à frente da pasta da Marinha. Pediu demissão do cargo no mês seguinte. Em 1931, foi promovido a vice-almirante e elegeu-se para a presidência do Clube Naval.
Morreu no Rio de Janeiro, em 1963.

0 Response to "Isaías de Noronha"