"Nada se espalha com maior rapidez do que um boato" (Virgílio)

Tecnociência


Nas sociedades programadas a tecnociência atravessa de ponta a ponta a vida cotidia­na. O ambiente pós-moderno é povoado pela cibernética, a robótica industrial (no Japão há 150 mil robôs nas indústrias), a biologia molecular, a medicina nuclear, a tecnologia de alimentos, as terapias psicológicas, a climatização, as técnicas de embelezamento, o trânsito computadorizado, junto com o walkman, o videogame, o videocassete, o videodata (TV-computador-telefone), a TV por cabo e os computadores domésticos. Essa revolu­ção se deve ao chip. Com milhares de micro circuitos em 1/2 cm², ele reduziu a computa­ção à escala individual. (Jair Ferreira dos Santos.)  

A partir do dia de trabalho, a alienação e a arregimentação se alastram para o tempo livre. (.--) O controle básico do tempo de ócio é realizado pela própria duração do tempo de trabalho, pela rotina fatigante e mecânica do trabalho alienado, o que requer que o lazer seja um relaxamento passivo e uma recuperação de energias para o trabalho. Só quando se atingiu o mais recente estágio da civilização industrial, (...) a técnica de mani­pulação das massas criou então uma indústria de entretenimentos, a qual controla dire­tamente o tempo de lazer, ou o Estado chamou a si diretamente a execução de tal contro­le. Não se pode deixar o indivíduo sozinho, entregue a si próprio. (Herbert Marcuse.)
Viajar era o meio de estar além ou de não estar em parte alguma. Hoje é o único meio de experimentar a sensação de estar em algum lugar. Em casa, cercado de todas as infor­mações, de todas as telas, já não estou em parte nenhuma, estou na banalidade univer­sal. Essa é a mesma em todos os países. Aterrar numa nova cidade, numa língua estran­geira, é encontrar-me de repente aqui e em nenhum outro lugar. O corpo reencontra seu olhar. Liberto das imagens, ele reencontra a imaginação. (Baudrillard.)

Fonte:

ARANHA, Maria Lúcia de Arruda e MARTINS, Maria Helena Pires. Temas de Filosofia. São Paulo, Moderna, 2000 (edição digital).

0 Response to "Tecnociência"