"Nada se espalha com maior rapidez do que um boato" (Virgílio)

D' Alembert


Matemático, filósofo e escritor francês (17/11/1717-29/10/1783). Famoso pela edição da Encyclopédie francesa, com Denis Diderot. Nasce em Paris Jean Le Rond d'Alembert e estuda direito. Conclui o curso em 1738, mas não exerce a profissão, preferindo dedicar-se aos estudos de matemática.
Estuda também hidrodinâmica, mecânica dos corpos rígidos e astronomia. Publica Tratado de Dinâmica, em 1743, para explicar o princípio de que "a toda ação corresponde uma reação proporcional", desenvolvendo a teoria da dinâmica newtoniana.
Torna-se membro da Academia de Ciências francesa em 1741 e entra para a Academia de Ciências de Berlim três anos depois. Em 1752 lança o ensaio Nova Teoria sobre a Resistência dos Fluidos, no qual considera o ar um fluido composto de pequenas partículas.
Transforma-se em importante colaborador da Encyclopédie a partir do mesmo ano, com artigos em diversos volumes da obra. Participa ativamente do meio social integrado por filósofos, escritores e pensadores. Defende perante eles a crítica dos velhos dogmas em nome da ciência, na sua opinião a verdadeira fonte de conhecimento para o homem. Morre em Paris.

Fonte: Portal Algosobre

0 Response to "D' Alembert"