"Nada se espalha com maior rapidez do que um boato" (Virgílio)

O Iluminismo (Parte 02/04)


A filosofia Iluminista

A filosofia iluminista teve sua origem na Inglaterra, com John Locke, em suas obras: Ensaio sobre o entendimento humano (1687) e Tratado sobre o governo civil (1690). Defendia que os homens nascem livres e iguais e têm direito à vida e à propriedade. Afirmava que os governos se originaram de um contrato estabelecido entre os homens e seu fim maior era assegurar os direitos naturais. O não cumprimento desse dever era motivo de rebelião contra o governo. Dessa forma, Locke combatia o absolutismo monárquico.
Foi na França que a filosofia iluminista ganhou mais força, por causa da presença de um poderoso regime absolutista. Voltaire, cujo nome verdadeiro era François Marie Arouet, em sua obra Cartas inglesas, valorizou o regime político da Inglaterra, defendendo um governo monárquico que garantisse os direitos individuais. Esse filósofo atacou o absolutismo, os privilégios da nobreza e a Igreja, acusando-a de retrógrada e responsável pela ignorância do povo. Propunha regimes políticos diferentes, de acordo com o grau de desenvolvimento dos países: despotismo esclarecido para os mais atrasados, e um governo liberal, apoiado na burguesia, para os mais adiantados.
Outro pensador de relevância foi o barão de Montesquieu. Em sua obra Cartas persas, criticou os costumes da sociedade e a política francesa. Em O espírito das leis, de 1748, defendeu a divisão do poder em Legislativo, Executivo e Judiciário, os quais, no conjunto, se harmonizariam e equilibrariam o poder. O filósofo iluminista suíço Jean-Jacques Rousseau foi o único a defender um governo democrático. Suas principais obras são: Origem da desigualdade e Do contrato social. Afirmava que o homem é bom por natureza, mas a sociedade o corrompe. Criticou a propriedade privada, responsabilizando-a pelas lutas sociais. Segundo Rousseau, o Estado deveria expressar a vontade geral, pois a soberania política é do povo. Suas idéias foram aceitas pelas camadas populares e pela pequena burguesia.

1 Response to "O Iluminismo (Parte 02/04)"

  1. Unknown says:
    18 de abril de 2011 às 19:17

    eu gostei do texto e muito bem ezplicado e objetivo.