"Nada se espalha com maior rapidez do que um boato" (Virgílio)

A Revolução Industrial - Resumo (Parte 03/03)


As teorias sociais

Os conflitos sociais gerados pela exploração dos trabalhadores e pelo aumento da desigualdade social levaram muitos intelectuais a questionar os efeitos da industrialização e da ordem capitalista. As teorias socialistas surgiram nos séculos XVIII e XIX.

O Socialismo utópico

A primeira doutrina foi a do socialismo utópico, representada por Robert Owen, Saint-Simon, Louis Blanc e Fourier, pensadores que defendiam uma sociedade mais justa, na qual haveria acordos entre capitalistas e trabalhadores. Foram chamados de utópicos porque acreditavam nessa possibilidade de conciliação.

O Socialismo cientifico

Surgiu com Karl Marx e Engels, que defendiam a união e a luta do operariado contra a exploração. O socialismo científico mostrava que uma sociedade mais justa só seria possível por meio da luta dos trabalhadores contra o poder político da burguesia, por isso Marx e Engels pregavam a necessidade de derrubar a burguesia do poder e pôr fim à propriedade privada. Esse pensamento está contido nas obras Manifesto comunista, de 1848, Contribuição à crítica da economia política, de 1859, sendo que, em 1867, Marx publicou O capital, fundamento do socialismo científico.

O Socialismo cristão

A Igreja Católica procurou acompanhar as inovações dos tempos e não poupou criticas à exploração capitalista dos trabalhadores. Sua doutrina foi iniciada em 1891 pelo papa Leão XIII, na encíclica Rerum Novarum. Por meio dela, a Igreja propôs a aproximação entre patrões e operários, a participação destes nos lucros das empresas, o salário mínimo digno, a formação de sindicatos de trabalhadores e a defesa da propriedade privada.

O anarquismo

O anarquismo era uma ideologia extremamente radical que defendia a revolução armada, a derrubada imediata e a supressão do Estado. Os anarquistas acreditavam que o homem era capaz de viver em paz, sem a instituição do Estado. Os principais representantes dessa tendência eram Bakunin e Kropotkin.

Outro texto sobre Revolução Industrial nesse blog – clique aqui

1 Response to "A Revolução Industrial - Resumo (Parte 03/03)"