A pedagogia perene
(...) a pedagogia funda-se, ao mesmo tempo,
na filosofia e em fatos positivos. A menos que se considerem as concepções
filosóficas como movediças, ligadas às circunstâncias variáveis do meio e aos
aspectos concretos das coisas, a pedagogia dos fins educativos permanece
estável. Nossa concepção da natureza profunda do homem não é ou não deve ser
ditada pela experiência imediata. Ela é transcendente. Um ideal educativo não
muda com o tempo porque o próprio homem, no que ele tem de essencial, não
muda. O que se pode modificar são os meios postos em ação para se aproximar
desse ideal, meios que dependem das circunstâncias de tempo, de lugar, de
sujeito. A marcha da humanidade não modifica a natureza dos homens; transforma
simplesmente o mundo onde eles vivem e os obriga a adaptar seu comportamento a
essas mudanças, a "ser do seu tempo". Distinguiremos, portanto, uma
paedagogia perennis e uma pae-dagogia temporalis. A primeira pertence ao mundo
das ideias, a segunda ao domínio das realidades concretas. Esta última é a
pedagogia técnica. Essa pedagogia técnica mudou incontestavelmente, como todas
as técnicas humanas.
PLAMCHARD. In CHARLOT. Bernard. A
mistificação pedagógica. Rio de Janeiro, Zahar, 1983. p. 88.
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