O Romantismo (Parte 03/06)
Goethe
— Ela morreu mesmo só quatro dias depois de completar
quinze anos?
— Sim…
— Estou fazendo quinze anos e quatro dias hoje…
— É verdade.
— Como ela se chamava?
— Sophie.
— O quê?
— Sim, era este…
— Você está me assustando! Será que isto é uma
coincidência?
— Não faço a menor idéia. Mas que ela se chamava Sophie,
isto se chamava.
— Continue contando.
— Novalis só viveu até os vinte e nove anos. Ele foi mais
um dos chamados “mortos jovens”, pois os românticos morriam muito cedo,
freqüentemente de tuberculose. Alguns cometiam suicídio…
— Deus meu!
— E os que chegavam a envelhecer geralmente deixavam de
ser românticos. Assim, aos trinta anos mais ou menos, muitos abandonavam a vida
de romântico e passavam a ser totalmente burgueses e conservadores.
— Quer dizer, passavam para o lado do inimigo.
— Sim, pode ser. Mas nós estávamos falando do amor na
época do Romantismo: a grande obra sobre o amor inatingível é o romance de
Goethe Os sofrimentos do jovem Werther,
de 1774. O romance termina quando o jovem Werther se suicida porque não pode
ter aquela que ama…
— Mas isto não era ir longe demais?
— Bem, os contemporâneos de Goethe identificaram-se com
os motivos que tinham levado Werther ao suicídio. Por toda a parte em que o
romance circulou, os índices de suicídio aumentaram rapidamente. Na Dinamarca e
na Noruega, Werther chegou mesmo a
ser proibido por um bom tempo. Ser um romântico autêntico não era coisa das
mais seguras. Havia sentimentos e emoções fortes em jogo.
— Quando você diz “romântico”, penso naqueles quadros que
retratam grandes paisagens, com florestas misteriosas e uma natureza
exuberante… geralmente envolta em neblina.
— De fato, uma das características mais importantes do
Romantismo era o amor pela natureza e por sua mística. Este traço também era um
fenômeno urbano, como dissemos, pois dificilmente ele apareceria em zonas
rurais. Você certamente ainda se lembra de que a expressão “De volta à
natureza!” é de Rousseau. Só agora, no Romantismo, é que esta palavra de ordem
ganha impulso. O Romantismo também foi uma reação à visão de mundo mecanicista
do Iluminismo. Não é sem razão que se diz que o Romantismo trouxe consigo um
renascimento do antigo pensamento holístico.
— Me explique isto, por favor.
— Isto significa, sobretudo, que a natureza voltou a ser
vista como um todo, como uma unidade. Nesse sentido, os românticos se
reportavam não apenas a Spinoza, mas também a Plotino e aos filósofos do
Renascimento tais como Jakob Böhme e Giordano Bruno. Todos eles tinham
experimentado um “eu” divino na natureza.
— Eles foram panteístas…
— Descartes e Hume tinham estabelecido uma nítida divisão
entre o eu e a realidade “estendida”. Kant também colocara uma divisão estanque
entre o eu cognitivo e a natureza “em si”. Agora a natureza era vista como um
único e grande “eu”. Os românticos usavam também expressões como a “alma do
mundo” ou o “espírito do mundo”.
— Entendo.
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