"Nada se espalha com maior rapidez do que um boato" (Virgílio)

O período entreguerras - Resumo (Parte 07/07)


A Alemanha nazista

Ao terminar a Primeira Guerra Mundial, a Alemanha vivia uma situação muito difícil. Havia desemprego, inflação, violência e um profundo descontentamento com as disposições do Tratado de Versalhes.
Uma nova Constituição estabeleceu uma República parlamentarista, conhecida como República de Weimar, nome da cidade onde foi elaborada a Constituição. O Reichstag (Parlamento) seria formado por deputados eleitos por voto universal.
No ano de 1919, na cidade de Munique, foi fundado o Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães, ou Partido Nazista.
Adolf Hitler, ex-combatente da Primeira Guerra Mundial, assumiu a sua direção. Esse partido ganhou grande número de adeptos. Seus membros eram identificados por um símbolo, a suástica (cruz torta), que, mais tarde, foi usada como emblema do Terceiro Reich. Os nazistas criaram as tropas de assalto, os “camisas pardas”, que perseguiam seus opositores.
Em novembro de 1923, os nazistas tentaram um golpe para tomar o poder. O governo dominou o movimento, conhecido como Putsch de Munique. Hitler foi preso e na prisão escreveu Mein Kampf (“Minha luta”), obra na qual expôs os fundamentos do nazismo: nacionalismo extremado, totalitarismo, anticomunismo, anti-semitismo e o principio do espaço vital, ou seja, a conquista de territórios necessários ao desenvolvimento da Alemanha.
Nas eleições de 1925, o general Hindenburg, conservador, foi eleito presidente. Contudo, a crise mundial de 1929 atingiu a Alemanha de uma forma desastrosa: as exportações caíram, diminuiu a produção industrial e o número de desempregados chegou a 7 (sete) milhões.
Essa situação favoreceu a ascensão do Partido Nazista.
Apoiados pelos grandes industriais e banqueiros, os nazistas conseguiram expressiva vitória nas eleições de 1930. Dois anos depois, o presidente Hindenburg nomeou Hitler como chanceler. O nazismo alcançava, assim, o poder. Hitler fechou o Partido Comunista, perseguiu e prendeu comunistas, socialistas e liberais. Organizou a SS (Seção de Segurança) e a policia política secreta do Estado, a Gestapo. Houve o restabelecimento da pena de morte, o fechamento dos partidos políticos e dos sindicatos, a censura à imprensa, a suspensão das garantias individuais e civis, a perseguição aos judeus, sendo que muitos deles foram enviados para campos de concentração.
Em 1934, com a morte do presidente Hindenburg, Hitler assumiu a presidência, adotou o título de Fuhrer, guia, e anunciou a fundação do Terceiro Reich (Terceiro Império Alemão). Por meio de uma bem organizada propaganda, liderada por Joseph Goebbels, a sociedade alemã, e principalmente a juventude, sofria forte doutrinação.
O Estado nazista intervinha em todos os setores da economia. A indústria alemã cresceu principalmente na produção de armamentos. Para ocupar os trabalhadores desempregados, foram feitas grandes obras públicas, como a construção de aeroportos, ferrovias e rodovias.
Com o desenvolvimento industrial, houve a necessidade de conquista de novos mercados consumidores e fontes de matérias-primas, levando ao expansionismo alemão. Em 1938, Hitler invadiu a Áustria e a região dos Sudetos, na Tchecoslováquia, e, no ano seguinte, a Polônia. Iniciava-se a Segunda Guerra Mundial.

0 Response to "O período entreguerras - Resumo (Parte 07/07)"