"Nada se espalha com maior rapidez do que um boato" (Virgílio)

A Primeira Guerra Mundial – Resumo (Parte 04/05)


A volta da paz

Na Conferência de Paris, em janeiro de 1919, alguns chefes de Estado reuniram-se para impor pesadas penas aos derrotados. A conferência foi liderada por Lloyd George, representante inglês, Clemenceau, francês, e Woodrow Wilson, presidente dos EUA. Vários tratados foram assinados. O mais importante foi o Tratado de Versalhes, que, entre outros pontos, obrigava a Alemanha a restituir a região da Alsácia-Lorena à França.
O povo alemão considerou injustas, vingativas e humilhantes as condições impostas pelo Tratado de Versalhes, pois o país perdia dois décimos da população ativa, um sexto das terras cultiváveis, dois quintos do carvão, dois terços do ferro e sete décimos do zinco, gerando sérios problemas econômicos.
Durante a Conferência de Paris, o presidente Wilson apresentou à opinião pública internacional os quatorze pontos, propondo uma paz na qual não houvesse vencidos nem vencedores. Também por proposta desse presidente foi criada a Sociedade das Nações ou Liga das Nações, com sede em Genebra, na Suíça, com a finalidade de manter a paz mundial. Mais tarde, os Estados Unidos saíram da Liga das Nações, pois o Senado norte-americano não quis ratificar o Tratado de Versalhes.

0 Response to "A Primeira Guerra Mundial – Resumo (Parte 04/05)"