"Nada se espalha com maior rapidez do que um boato" (Virgílio)

A Primeira Guerra Mundial – Resumo (Parte 03/05)


Os momentos decisivos da guerra

A partir de 1917, ocorreram alterações significativas:
• a Rússia retirou-se do conflito mundial, devido à Revolução Socialista que ocorreu no pais;
• os Estados Unidos entraram no conflito, ao lado da Entente, porque temiam a perda de seus investimentos na Europa. Usaram como pretexto o afundamento de navios norte-americanos por alemães.

Em 1917, o Brasil declarou guerra à Alemanha, depois do ataque aos seus navios mercantes por submarinos alemães. A participação brasileira foi muito pequena. Limitou-se ao envio de uma missão médica e ao policiamento do Atlântico pela Marinha.
Com a saída da Rússia, a Alemanha e o Império Austro-húngaro lançaram toda a sua ofensiva contra a França. Contando com ajuda militar dos aliados, os franceses conseguiram fazer com que as tropas alemãs recuassem. Os Aliados ocuparam, então, a França e a Bélgica. Era o começo do fim.
Na Alemanha, a crise econômica e o avanço das idéias socialistas provocaram inúmeras manifestações contra o governo. Em 1918, Guilherme II, bastante enfraquecido, abdicou e foi proclamada, em 9 de novembro, a República. O novo governo decidiu assinar o Armistício de Compiégne, em 11 de novembro.

Por ele os Alemães foram obrigados a:
• desocupar o território ocidental europeu;
• entregar o material de guerra pesado;
• libertar os prisioneiros;
• pagar indenizações de guerra.

0 Response to "A Primeira Guerra Mundial – Resumo (Parte 03/05)"