"Nada se espalha com maior rapidez do que um boato" (Virgílio)

A Segunda Guerra Mundial: 1939-1945 – Resumo (Parte 01/04)


Vários fatores levaram o mundo ao conflito mundial:
• a grande depressão que atingiu o mundo na década de 30 e provocou crises gravíssimas em vários países;
• a ineficiência da Sociedade das Nações, formada logo após a Primeira Guerra Mundial, que não conseguiu impedir vários conflitos que marcaram a década de 30;
• a busca do espaço vital e o expansionismo alemão.
A doutrina do espaço vital consistia, de um lado, na integração de populações alemãs que viviam na Áustria, na região dos Sudetos (Tchecoslováquia) e em Dantzig, na Polônia, e, de outro, na conquista de regiões férteis e ricas em recursos minerais, necessárias ao desenvolvimento do país.
Em 1938, com o apoio de grande parte da população austríaca, Hitler incorporou a Áustria à Alemanha. Nesse mesmo ano, anexou a região dos Sudetos. A anexação foi reconhecida pela Inglaterra e pela França na Conferência de Munique. Em 1939, Hitler tomou toda a Tchecoslováquia. Em seguida, planejou a invasão do corredor polonês, faixa de terra que daria à Polônia acesso ao mar, pelo porto de Dantzig. Essa região já havia pertencido à Alemanha.
Em agosto de 1939, assinou com a União Soviética um pacto de não-agressão (20 de agosto de 1939).
Em 1º de setembro de 1939, Hitler invadiu a Polônia, provocando a reação da Inglaterra e da França, que abandonaram a política de apaziguamento e declararam guerra à Alemanha. Estava deflagrada a Segunda Guerra Mundial.

Fonte: Caderno do Futuro. IBEP.

0 Response to "A Segunda Guerra Mundial: 1939-1945 – Resumo (Parte 01/04)"