"Nada se espalha com maior rapidez do que um boato" (Virgílio)

A Primeira Guerra Mundial – Resumo (Parte 02/05)

Assassinato do arquiduque austríaco

O inicio da guerra

Um mês depois do assassinato do herdeiro do Império Austro-húngaro em Sarajevo, em 28 de julho, a Áustria declarou guerra à Sérvia. Contou com o apoio da Rússia, que mobilizou seus exércitos contra a Áustria e a Alemanha. A crise dos Bálcãs acabou envolvendo também outras nações européias, numa autêntica reação em cadeia:
• a Alemanha declarou guerra à Rússia e à França;
• a Inglaterra declarou guerra á Alemanha, no momento em que o exército alemão invadiu a Bélgica, para em seguida atacar a França;
• a Itália entrou na guerra ao lado da Entente (ela fazia parte da Tríplice Aliança), porque a Inglaterra prometeu-lhe os territórios irredentos, que não conseguira conquistar da Áustria no processo de unificação;
• o Japão aderiu aos Aliados, porque estava interessado nas possessões alemãs no Oriente.

Na primeira fase da guerra, a Inglaterra decretou o bloqueio naval à Alemanha e aos seus aliados. Enquanto isso, a França conseguia deter o avanço alemão sobre Paris.
Com o prosseguimento da guerra, a indústria armamentista cresceu, surgindo armas como as metralhadoras, os lança-chamas e os projéteis explosivos. Além disso, novos recursos foram utilizados, como o avião e o submarino.

0 Response to "A Primeira Guerra Mundial – Resumo (Parte 02/05)"