"Nada se espalha com maior rapidez do que um boato" (Virgílio)

A Segunda Guerra Mundial: 1939-1945 – Resumo (Parte 02/04)


A primeira etapa da Segunda Guerra Mundial

Numa luta rápida, conhecida como guerra-relâmpago, a Alemanha invadiu e ocupou a Dinamarca, a Noruega, a Bélgica e a Holanda.
O norte da França foi invadido e ocupado pelos nazistas. Em junho de 1940, com a invasão de Paris, a França capitulou. O governo francês fugiu para o sul do país, onde o marechal Pétain instalou um governo de colaboração com os alemães, o governo de Vichy.
Ainda em 1940, a Itália abandonou a neutralidade e aliou-se à Alemanha, formando o eixo Roma-Berlim. A Inglaterra sofreu bombardeios da aviação alemã, mas conseguiu resistir - graças ao uso de radares e à colaboração da população civil-, e impedir a conquista de Londres pelos nazistas. O general De GaulIe, exilado nesse país, organizou a resistência francesa para libertar a França.
Após a invasão da Grécia, da Bulgária e da Iugoslávia, as tropas nazistas, em 1941, voltaram-se contra a URSS, rompendo o Pacto de não-agressão. O inverno rigoroso, com temperaturas de 30 graus abaixo de zero, e a resistência do povo soviético obrigaram os alemães a recuar.

1 Response to "A Segunda Guerra Mundial: 1939-1945 – Resumo (Parte 02/04)"

  1. Anônimo Says:
    2 de agosto de 2011 às 19:23

    Muito bom o texto, bem explicado e resumido.
    Parabéns !