"Nada se espalha com maior rapidez do que um boato" (Virgílio)

A Segunda Guerra Mundial: 1939-1945 – Resumo (Parte 03/04)


O Japão e os Estados Unidos entram na guerra

O Japão, em guerra com a China desde 1937, ocupou a Indochina, com apoio alemão. Apreensivos com o avanço japonês na Ásia, os Estados Unidos suspenderam o comércio com esse país. O Japão decidiu entrar na guerra, formando-se o eixo Roma-Berlim-Tóquio, em 1941.
Até o ano de 1941, os Estados Unidos haviam permanecido neutros, mas colaboravam com ingleses e franceses, fornecendo material bélico. No dia 7 de dezembro de 1941, o ataque japonês à base naval norte-americana em Pearl Harbor, no Havaí, levou os Estados Unidos a entrarem na guerra contra o Eixo.
A partir de 1942, os aliados passaram a obter vitórias em várias frentes. Os norte-americanos obrigaram os japoneses a recuar e, no norte da África, as tropas inglesas venceram as alemãs. Na União Soviética, os alemães foram derrotados na Batalha de Stalingrado. Nesse mesmo ano, o Brasil declarou guerra ao Eixo, depois do afundamento de navios brasileiros por submarinos alemães.
Em 1943, os aliados desembarcaram na Sicília, e o rei Vítor Emanuel III destituiu Mussolini do cargo de primeiro-ministro. Ele refugiou-se no norte da Itália, onde resistiu até 1945.
Em 6 de junho de 1944, ocorreu o desembarque aliado na Normandia (Dia D), apoiado por 4 mil navios e 11 mil aviões. Ao mesmo tempo, os alemães abandonaram Paris. A França foi libertada do domínio nazista.
Em 2 de maio de 1945, os aliados chegaram a Berlim. Dias antes, Hitler havia se suicidado. No dia 8, a Alemanha se rendeu.
A guerra no Pacífico, entre os Estados Unidos e o Japão, durou até agosto, quando o presidente Truman tomou a decisão de lançar bombas atômicas nas cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki. O Japão se rendeu em 15 de agosto de 1945, terminando a Segunda Guerra Mundial.

0 Response to "A Segunda Guerra Mundial: 1939-1945 – Resumo (Parte 03/04)"