"Nada se espalha com maior rapidez do que um boato" (Virgílio)

A América no século XIX – Resumo (Parte 01/05)


No século XIX, ocorreram inúmeras transformações no continente americano. As colônias espanholas conseguiram libertar-se por meio de vários movimentos militares. Essa libertação armada favoreceu sua fragmentação em vários países. Também o Brasil, colônia de Portugal na época, tornou-se livre.  

A liderança da luta pela emancipação das colônias espanholas coube à elite colonial criolla, que desejava garantir os seus interesses econômicos e a sua posição social. Foi também influenciada pelas idéias iluministas trazidas pelos seus filhos que estudavam na Europa.
No final do século XVIII, a Espanha aumentou os impostos e a fiscalização sobre suas colônias americanas. Tentava impedir o contrabando e a concorrência se nelas ocorresse o desenvolvimento de atividades econômicas.
No início do século XIX, em 1808, Napoleão Bonaparte invadiu a Espanha e depôs o rei, colocando seu irmão, José Bonaparte, no poder. Teve inicio uma dominação que durou até 1813. Na América, as colônias aproveitaram a situação da Espanha para intensificar os movimentos e se separar definitivamente.
Nesse mesmo século, os Estados Unidos da América, que haviam conquistado a sua independência no século anterior, tiveram uma expansão territorial muito expressiva com a conquista do Oeste.
Na marcha para o Oeste, os norte-americanos entraram em choque com os indígenas. Milhares deles foram dizimados e os sobreviventes, subjugados.

Na segunda metade do século XIX, eclodiu nos Estados Unidos um violento conflito interno entre o Norte e o Sul, conhecido como Guerra de Secessão.

5 Response to "A América no século XIX – Resumo (Parte 01/05)"

  1. Anônimo Says:
    22 de novembro de 2017 às 07:27

    Obrigado essa explicação foi de grande ajuda!!

  2. Anônimo Says:
    6 de setembro de 2018 às 17:41

    vcs que trabalham no site me ajudou muito estou fazendo um trabalho nesse site valeuuuu obgd mesmo!

  3. Unknown says:
    13 de novembro de 2018 às 20:58

    Amei mim ajudou muito

  4. Unknown says:
    11 de março de 2019 às 12:01

    Obg , vcs ñ sabe o tanto q mi ajudaram

  5. Unknown says:
    10 de novembro de 2019 às 16:29

    Ajudou muito por causa do meu trabalho da escola