"Nada se espalha com maior rapidez do que um boato" (Virgílio)

A América no século XIX – Resumo (Parte 05/05)


A Guerra de Secessão

A Guerra de Secessão agitou os Estados Unidos de 1861 a 1865. As diferenças econômicas e políticas dos Estados do Norte e do Sul foram decisivas para a eclosão do conflito.
  • O Norte possuía economia sustentada na indústria e no comércio; defendia tarifas alfandegárias protecionistas; apoiava a abolição dos escravos; era favorável a um governo central forte.
  • O Sul possuía economia agrária; era exportador de produtos agrícolas e importador de manufaturados; defendia tarifas alfandegárias baixas; lutava pela manutenção do escravismo; era favorável a um governo central fraco.
Um dos pontos mais importantes da divergência entre o Norte e o Sul era o problema do escravismo.
Nas eleições de 1860, venceu o republicano Abraham Lincoln, favorável à abolição da escravatura e ao protecionismo.
No dia 20 de dezembro do mesmo ano, antes mesmo de o presidente assumir o cargo, o Estado de Carolina do Sul desligou-se da União, seguido por mais seis Estados sulistas:
Alabama, Mississippi, Flórida, Geórgia, Louisiana e Texas. Formaram os Estados Confederados da América, tendo como capital Richmond, no Estado da Virgínia. Escolheram Jefferson Davis para presidente, adotaram nova bandeira e elaboraram uma Constituição.
Quando, em 1861, Lincoln assumiu a presidência, tentou sufocar o movimento pacificamente, mas não o conseguiu. Novos Estados aderiram à Confederação.
A superioridade do Norte sobre o Sul era grande, pois possuía indústrias de armas e de munições, estradas de ferro e navios.
Após quatro anos de luta, em abril de 1865, caiu o último reduto separatista em Appomatox. O comandante do Sul, general Lee, rendeu-se ao general Grant, do Norte. Nesse mesmo ano, no dia 14 de abril, Lincoln foi alvejado por liames Booth e morreu.
Após a Guerra de Secessão, houve maior crescimento industrial do Norte. A industrialização tornou-se o principal fator da economia nacional. No Sul, a guerra e a abolição dos escravos transformaram a economia. Algumas das grandes fazendas foram divididas, O algodão deixou de ter supremacia e intensificou-se o cultivo de outros produtos.
No entanto, foi difícil a integração do negro na sociedade. Houve o aparecimento de sociedades secretas terroristas, que agiam contra os negros e os brancos abolicionistas, como a Ku Klux Klan, que nasceu em 1867.


0 Response to "A América no século XIX – Resumo (Parte 05/05)"