"Nada se espalha com maior rapidez do que um boato" (Virgílio)

A América no século XIX – Resumo (Parte 04/05)


A expansão territorial norte-americana

No inicio do século XIX, os norte-americanos começaram a se expandir em direção ao Oeste, conquistando terras dos povos indígenas e estendendo suas fronteiras do Atlântico ao Pacifico. Buscavam terras férteis para a agricultura, pastagens para a criação de animais, matérias-primas para as indústrias do Norte e riquezas minerais. 

As regiões ocupadas pelos pioneiros deram origem a novos Estados, que foram anexados à União por compra ou conquista.
Em 1803, o governo norte-americano comprou o território da Louisiana da França; em 1819, comprou a Flórida da Espanha; o território do Oregon foi comprado da Inglaterra; o Texas, a Califórnia e o Novo México, conquistados do México. Em 1867, para afastar os europeus da América, os Estados Unidos compraram o Alasca da Rússia.
Com a expansão territorial, houve o crescimento rápido da população, que ocorreu também devido ao aumento da imigração européia, estimulada pelo governo norte-americano.

Para as populações indígenas, a conquista do Oeste representou a perda de suas terras e a dizimação. Milhares de indígenas foram mortos e os sobreviventes, derrotados, foram confinados em reservas.

0 Response to "A América no século XIX – Resumo (Parte 04/05)"