"Nada se espalha com maior rapidez do que um boato" (Virgílio)

Império Napoleônico – Resumo (Parte 03/06)


O Império (1804-1815)

Em 1804, Napoleão fez realizar novo plebiscito, no qual 600/o dos votantes confirmaram a instituição do regime político monárquico, e ele tornou-se imperador da França.
No plano interno, ocorreu o incentivo à agricultura e à indústria.  

No plano externo, Napoleão disputou com a Inglaterra a hegemonia política e econômica da Europa. Em 1805, enfrentou a terceira coligação contra a França, formada pela Inglaterra, Áustria e Rússia.
Para derrotar a Inglaterra, em 1806 Napoleão promulgou o Decreto de Berlim, fechando todos os portos europeus aos navios e mercadorias ingleses, ato conhecido como Bloqueio Continental.
No biênio 1806-1807, o exército francês venceu os exércitos da Prússia e da Rússia. Pela Paz de Tilsit, o czar russo Alexandre 1 aderiu ao bloqueio.
Os países que não aderiram ao bloqueio sofreram intervenção de Bonaparte. O rei Fernando VII, da Espanha, foi deposto. Foi substituído no poder pelo irmão de Napoleão, José Bonaparte.
Portugal, ligado aos ingleses por interesses comerciais, também não fechou seus portos à Inglaterra. Para manter o bloqueio, Napoleão resolveu invadir esse país. Assinou com a Espanha o Tratado de Fontainebleau (1807), dando-lhe o direito de atravessar terras espanholas para invadir Portugal. Nesse mesmo ano, tropas francesas chefiadas pelo general Junot invadiram Portugal. O príncipe regente desse país, D. João, com o apoio inglês, transferiu a sede da Corte portuguesa para o Brasil.

Napoleão dominava praticamente toda a Europa, com exceção da Inglaterra. Tornou-se senhor absoluto da política européia.

0 Response to "Império Napoleônico – Resumo (Parte 03/06)"