"Nada se espalha com maior rapidez do que um boato" (Virgílio)

A América no século XIX – Resumo (Parte 03/05)


Estados Unidos no Século XIX

No século XIX ocorreu uma série de transformações econômicas, políticas e sociais nos Estados Unidos. A agricultura passou a ser diversificada e realizada com novo padrão técnico. As indústrias floresceram e atingiram elevado índice de exportações. Em decorrência, novas camadas sociais surgiram e aumentou ainda mais a imigração. Por fim, a burguesia industrial e financeira norte-americana expandiu-se no mercado latino-americano.


A Doutrina Monroe
Após a Santa Aliança, em 1815, o governo norte-americano manifestou-se contrariamente à prática intervencionista dos países europeus, ratificando o isolacionismo em relação à Europa. O presidente James Monroe, então, formulou a Doutrina Monroe, negando o direito de intervenção da Santa Aliança nas nações latino-americanas.

Essa doutrina, sintetizada na frase “a América para os americanos”, pode ser considerada a gênese do pan-americanismo. Ela reforçou também a política isolacionista dos Estados Unidos e contribuiu para fortalecer a sua posição na América Latina.

0 Response to "A América no século XIX – Resumo (Parte 03/05)"