"Nada se espalha com maior rapidez do que um boato" (Virgílio)

Bioética (Parte 01/08)

Introdução

Dentre muitos sites bizarros da rede (Internet), existe um, em especial, que chama a atenção por tratar da venda on-line de gatos em garrafa. Estamos falando de um enfeite ou peso para papel nada convencional. Num dos supostos sites relacionados com a venda deste souvenir, temos a seguinte explicação: nas primeiras semanas de vida, os ossos desses felinos ainda estão moles e maleáveis, por isso, depois de introduzidos dentro de uma pequena garrafa, com o formato desejado pelo cliente, eles tomam a forma da referida garrafa, ocupando todos os espaços do interior à medida que crescem.

A vida é garantida – se é que se pode chamar de vida – por meio de uma sonda introduzida na garganta do bichano. Esporadicamente se alimenta o gatinho com produtos químicos, utilizando uma seringa. Na outra extremidade, coloca-se a sonda de saída de excrementos.

Internautas afirmam que é mais uma das “bobagens” que circulam na rede, outros fazem campanha contra ou a favor. Também circula que o FBI retirou o site da rede.

Ainda que até aqui estejamos no campo hipotético, a questão é que tanto gato em garrafa como outras atrocidades do gênero são cientificamente possíveis, pois, existem técnicas que tornam exeqüível o que num passado recente era impossível.

Diante dessas informações, que podem nos causar estranhamento, náusea e repulsa, algumas questões são presentes.

Existe um regimento para avaliar os limites da ciência? E quanto à clonagem de seres humanos? Experiência com células tronco? E o aborto, será melhor legalizá-lo? Quem tem autoridade, e de quem é a responsabilidade de avaliar esses e outros assuntos relacionados às experiências científicas e seus efeitos?

0 Response to "Bioética (Parte 01/08)"