"Nada se espalha com maior rapidez do que um boato" (Virgílio)

Bioética (Parte 03/08)


BIOÉTICA GERAL

Podemos dizer que a bioética geral trata dos problemas éticos como um todo, está no campo da axiologia, ou seja, ciência dos valores. O ser humano naturalmente atribui valores às coisas, e assim escolhe e toma decisões sobre o que é mais importante, ou o que lhe é preferível. A palavra ética, vem do grego, ethos, significa etimologicamente lei, norma, e em alguns casos moral (ver textos sobre a ética). A bioética geral se ocupa dos princípios originários da ética médica, tratando das fontes documentais, institucionais da própria bioética.

Bioética Especial

Concentra seu foco de atenção de forma específica nos grandes problemas enfrentados pela ciência tanto no campo da medicina como da biologia, tais como: engenharia genética, aborto, eutanásia, experimentação clínica, etc... que são os grandes eixos temáticos da bioética, contudo não deixam de estar ligados a bioética geral.

Bioética Clínica ou de Decisão

Analisa os fatos concretos da práxis médica. Examina quais são os valores que estão em jogo, e quais devem ser os caminhos a percorrer na experimentação científica. Estabelece critérios de validação para normatizar o fazer médico, estabelecendo um padrão de conduta. Está diretamente ligado ao juramento hipocrático, que é realizado ainda hoje, e suas implicações éticas. Vale salientar que o juramento de Hipócrates tem mais ou menos 2800 anos, originário da Grécia Antiga.

A Bioética é, hoje, um assunto que perpassa todos os níveis da vida e nos setores mais distintos de nossa sociedade, tais como as áreas da saúde, da política, da sociologia, da economia, da ecologia, só para lembrar as que estão mais em evidência. Por isso, faz parte do nosso dia-a-dia, e a sua reflexão começa a interferir sempre mais em nossas vidas. A Bioética quer seja considerada ciência, disciplina ou movimento social, para nós é antes de tudo uma dinâmica reflexiva que procura resgatar a dignidade da pessoa humana e sua qualidade de vida desde o nível “micro” até o nível “macro”. (BARCHIFONTAINE, 2001. p. 09)

Mas seria a Bioética uma ciência com estatuto próprio? Ou uma disciplina de uma ciência? Um movimento de sensibilização social? Mas é certo que ela se estabelece com forte caráter interdisciplinar diante das ciências e campos em que a vida é discutida.

0 Response to "Bioética (Parte 03/08)"