A Constituição de 1967
No Brasil, os homens da ditadura faziam questão de criar uma imagem de
que o país era um regime “democrático”. Alegavam que existia partido de
oposição e eleições para deputado e senador. Vá lá, mas acontece que os
políticos mais críticos estavam cassados e o MDB, sob vigilância. Além disso, o
Congresso Nacional ficou com os poderes muito cerceados. Um deputado podia
fazer pouca coisa além de elogiar as praias douradas do Brasil. No fundo, quem
mandava mesmo era o general-presidente e pronto. Dentro dessa preocupação de
manter a aparência (só a aparência) de “democrático”, o regime promulgou a Constituição de 1967, que vigorou até
1988, quando finalmente foi aprovada a Constituição atual. Promulgar não é bem
a palavra. Porque não existiu sequer uma Assembléia Constituinte. Os militares
fizeram um rascunho do texto constitucional e enviaram para o Congresso aprovar.
Congresso mutilado pelas cassações, nunca devemos esquecer. O trabalho era
pouco mais do que aplaudir. Trabalhos regulados por um relógio que tocava
corneta. Deputados obedientes como soldados em marcha.
Para começar, eleições indiretas para presidente da República e
governadores de Estado, Os prefeitos de capital e cidades consideradas de
“segurança nacional” (como Santos, em São Paulo, o maior porto do país, ou
Volta Redonda, no Rio de Janeiro, por causa da gigantesca Companhia Siderúrgica
Nacional) seriam nomeados pelo governador. Em outras palavras, a Arena
governaria o país pela força da lei (e das armas, claro).
A Constituição de 1967 aumentava as atribuições do Executivo e a
centralização do poder. É por isso que havia Congresso aberto. Pela
Constituição, os deputados e senadores não podiam fazer quase nada, a não ser
discursos. Veja bem: a lei não permitia nem mesmo que o Congresso pudesse
controlar as despesas do Executivo. No país inteiro, governadores e prefeitos
também podiam gastar à vontade no que quisessem - estradas para valorizar
latifúndios, estádios de futebol para enriquecer empreiteiras, teatros para a elite
se divertir, prédios públicos enormes para os figurões ficarem sem fazer nada
no ar condicionado. Os deputados estaduais e vereadores não tinham poderes para
impedir esses gastos.
Os governadores perderam a autonomia para gastar. Para qualquer obra
importante, tinham de pedir dinheiro ao governo federal, ou seja, ao
general-presidente. O mesmo valia para os prefeitos. Por exemplo, vamos
imaginar que na cidade X, o Fulano do MDB fosse eleito prefeito. A maior parte
do dinheiro dos impostos ficava com o governo federal, em Brasília. O prefeito
Fulano quer fazer uma escola municipal para X. Não tem dinheiro. Tem de pedir
para o governador, que é da Arena e, certamente, recebe ordens de Brasília para
não dar nada. Agora, se o prefeito fosse da Arena, as coisas mudavam de figura.
Principalmente porque o prefeito se lembraria de apoiar a eleição de deputados
e senadores da Arena. Esqueminha montado e quase sem furos. Dá para entender
por que o regime militar não teve medo de manter eleições para o Congresso e permitir
a existência do MDB? Era como um jogo de futebol facílimo de ganhar, porque o
juiz roubava escancarado para o lado de quem já estava no poder...
O pior de tudo é que o regime iria fechar mais ainda. O último ato do
governo de Castello foi a LSN (Lei de Segurança Nacional). Reprimir passava a
ser sinônimo de “defender a pátria”.
Fontes
bibliográficas:
História do Brasil – Luiz Koshiba –
Ed. Atual
História Crítica do Brasil – Mário
Schmidt – Ed. Novos Tempos
História do Brasil – Boris Fausto –
Ed. Difel
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