Conquista e colonização da América - Resumo (Parte 06/06)
A colonização francesa na América
No século XVII, quando era ministro da França o cardeal Richeljeu, Samuel Champlain fundou a Companhia da Nova França e liderou uma expedição colonizadora. Dessa expedição resultou a fundação da cidade de Québec. No final desse século, Robert Cavélier de La Saíle, ainda procurando uma passagem para o Pacifico, adentrou o rio Mississippi, percorrendo-o até o golfo do México. Tomou posse da região, denominando-a de Louisiana. Ainda no século XVII, os franceses estabeleceram-se na América Central. Conquistaram as ilhas de São Domingos, Martinica, Guadalupe e Dominica, nas quais introduziram a pecuária e, posteriormente, a plantação de cana-de-açúcar.
Na América do Sul, além das tentativas de fundação, no Brasil, da França Antártica (1555-1567) e da França Equinocial (1610-1614), os franceses dominaram a Guiana e fundaram a cidade de Caiena.
Se o século XVII representou o auge das conquistas francesas, o século XVIII significou a decadência do império colonial francês na América. Com a derrota na Guerra dos Sete Anos, com a Inglaterra, a França perdeu o Canadá e renunciou à posse dos territórios situados às margens do Mississippi.
0 Response to "Conquista e colonização da América - Resumo (Parte 06/06)"
Postar um comentário