"Nada se espalha com maior rapidez do que um boato" (Virgílio)

O Absolutismo Monárquico – Resumo (Parte 02/06)

Luís XIV

O Absolutismo na França

No século XVII, o absolutismo consolidou-se na França e atingiu o seu apogeu com a dinastia dos Bourbons. Seus representantes foram Henrique IV, Luís XIII, Luis XIV, Luis XV e Luis XVI.
O apogeu do absolutismo francês é representado pelo governo de Luis XIV (1643-1715). Ele herdou o trono quando tinha apenas 5 (cinco) anos de idade, e, por isso, sua mãe, Ana d’Áustria, foi a regente, mas o poder de fato era exercido pelo ministro, o cardeal Mazzarino. Esse ministro enfrentou revoltas conhecidas como frondas, que foram tentativas da nobreza e da burguesia de se libertar do poder absoluto. Quando o cardeal Mazzarino morreu, o poder do monarca Luis XIV, conhecido como o Rei Sol, já estava praticamente consolidado.
Luís XIV teve como principal auxiliar o ministro das Finanças, Colbert. Para aumentar a riqueza do Estado, Colbert aplicou a política mercantilista. Luís XIV desenvolveu as manufaturas, a navegação e intensificou a exploração das Antilhas, na América, com a cultura canavieira.
Seu sucessor, Luis XV, teve seu governo prejudicado pelo agravamento da situação financeira. As despesas da corte eram muito elevadas, e uma tentativa de recuperação econômica com emissão de moeda para a criação de companhias de comércio fracassou. Além disso, a França foi derrotada na Guerra dos Sete Anos, contra a Inglaterra, e perdeu parte de suas colônias.
O governo de seu sucessor, Luis XVI, marcou o fim do absolutismo francês, com a Revolução Francesa de 1789.

0 Response to "O Absolutismo Monárquico – Resumo (Parte 02/06)"