"Nada se espalha com maior rapidez do que um boato" (Virgílio)

Antropofagia ou Canibalismo



Theodore De Bry, Matando o prisioneiro, 1592

Canibalismo ou antropofagia, no caso dos homens, consiste no ato de comer a carne de seres da mesma espécie. O termo vem da língua arawan, falada por uma tribo indígena da América do Sul conhecida por manter essa prática. A prática, conforme afirmam estudiosos e arqueólogos era comum em comunidades primitivas ao redor do mundo. Foram encontradas evidências na África, América do Sul e do Norte, ilhas do Pacífico Sul e nas Índias ocidentais.
Um dos grupos canibais mais famosos são os astecas, que sacrificavam seus prisioneiros de guerra e comiam alguns deles. Essa, aliás, é apenas uma das razões pelas quais a prática era adotada. Na maioria dos casos, ela consistia em um tipo de ritual religioso.
Os casos de canibalismo registrados na história da sociedade ocidental moderna estão ligados a situações limites, de vida ou morte. Mas há também culturas tradicionais que incentivavam seus membros a consumir parte dos corpos de seus parentes mortos como uma forma de prestar seu respeito, o que é chamado de endocanibalismo.

Fonte: O Guia dos Curiosos.

0 Response to "Antropofagia ou Canibalismo"