"Nada se espalha com maior rapidez do que um boato" (Virgílio)

Darwin (Parte 03/11)



— Sim, e não sem razão. Tanto os membros da Igreja quanto muitos cientistas eram partidários da teoria bíblica segundo a qual as diferentes espécies de plantas e animais eram imutáveis. Para eles, cada espécie animal tinha sido criada um dia, separadamente das outras e para todo o sempre, por um ato de criação especial. Além disso, esta visão cristã estava de acordo com as concepções de Platão e de Aristóteles.
— Como?
— A teoria das idéias de Platão tinha como ponto de partida a noção de que todas as espécies animais eram imutáveis, já que cada uma tinha sido criada a partir de um modelo correspondente a uma idéia ou forma eterna. O fato de as espécies animais serem imutáveis também é uma pedra fundamental na filosofia de Aristóteles. Na época de Darwin, porém, algumas observações e descobertas colocaram em dúvida esta concepção tradicional.  

— Que observações e que descobertas?
— Em primeiro lugar, a descoberta de novos fósseis e, em segundo, a descoberta de restos de esqueletos de animais extintos. O próprio Darwin ficou surpreso com o fato de se encontrarem nas montanhas fósseis de animais marinhos. Na América do Sul, ele mesmo havia feito descobertas como essas no alto dos Andes. Mas o que animais marinhos estariam fazendo no alto dos Andes, Sofia? Será que você pode me responder?
— Não.
— Alguns achavam que eram os homens ou outros animais que os haviam deixado lá em cima. Outros diziam que Deus teria criado esses fósseis e restos de animais marinhos para confundir os incrédulos.
— E qual era a opinião da ciência?
— A maioria dos geólogos era adepta de uma “teoria das catástrofes”, segundo a qual a Terra teria sido castigada muitas vezes por inundações, terremotos e outras catástrofes, capazes de destruir todas as formas de vida. A Bíblia também faz referência a uma dessas catástrofes: o grande dilúvio que levou Noé a construir sua arca. Depois de cada cataclismo, pelo menos era o que se dizia, Deus renovava a vida na Terra criando plantas e animais novos, mais evoluídos.
— Quer dizer que os fósseis seriam “marcas impressas” de todas as formas anteriores de vida, que haviam sido extintas por essas catástrofes horríveis?
— Exatamente. Dizia-se, por exemplo, que os fósseis seriam marcas de animais que não haviam encontrado mais lugar na arca de Noé. Mas quando Darwin zarpou a bordo do Beagle, levou consigo o primeiro volume de Principles of geology, do geólogo inglês Charles Lyell. Lyell considerava a atual geografia da Terra, com seus picos elevados e vales profundos, o resultado de uma evolução interminavelmente longa e lenta. Ele dizia que qualquer alteração, por menor que fosse, era capaz de causar profundas transformações geográficas, se tais processos fossem considerados à luz de grandes intervalos de tempo.
— Em que tipo de alteração ele estava pensando?
— Ele estava pensando nas mesmas forças que continuam atuando até hoje: o clima, o vento, o degelo, os terremotos e as elevações do solo. Todo mundo sabe que “água mole em pedra dura tanto bate até que fura”. E isto não acontece por causa da força da água, mas pela constância, pela insistência das gotas. Lyell acreditava que tais alterações, pequenas e graduais, eram capazes de alterar completamente a natureza em longo prazo. E Darwin pressentiu que esta idéia não explicaria apenas o porquê de ele ter encontrado fósseis de animais marinhos no alto dos Andes. Durante toda a sua vida como pesquisador, ele nunca se esqueceu de que alterações pequenas e graduais podiam levar a transformações dramáticas, se se considerasse o fator tempo.
— E então ele achou que uma explicação parecida poderia ser aplicada também à questão da evolução dos animais, não é?
— Sim, foi exatamente isso que ele pensou. Mas, como dissemos, Darwin era um homem cauteloso. Entre as perguntas que ele se fazia e as respostas que se aventurava a dar havia sempre um bom intervalo de tempo. Deste modo, ele usou o método de todos os verdadeiros filósofos, segundo o qual “perguntar é importante, mas não é preciso se apressar com uma resposta”.
— Entendo.

0 Response to "Darwin (Parte 03/11)"