"Nada se espalha com maior rapidez do que um boato" (Virgílio)

Estética



A Estética é tida, atualmente, como a busca pelo conhecimento do Belo, da Beleza. Em seu sentido mais geral, “Estética” se refere a tudo o que aparece ou, em outras palavras, a tudo o que pode ser percebido por meio da percepção sensorial. Em filosofia, Estética é um campo de estudo que investiga as possibilidades teóricas do mundo sensorial enquanto objeto de manipulação e criação artística. A Estética faz uso do ideal de beleza (o Belo), assim como as artes em geral, mas, ao contrário delas, trata este ideal como um objeto de estudo e não como um fim a ser perseguido e alcançado.   

O conceito do Belo não se confunde com as suas manifestações particulares, porém estas trazem um pouco dele, sem o qual, não serviriam para a admiração. Esta admiração é um estado de contemplação sensível que traz consigo algo novo, algo que está para além do mero olhar, que está para além do mero ‘ver comum’ do dia-a-dia. Este algo é justamente a criatividade do artista, unida à sua sensibilidade, que é capaz de traduzir a realidade de uma maneira absolutamente atraente, de maneira a se poder perceber nesta realidade um estado diferente das coisas.
Este novo estado de coisas, que ou já se encontrava na realidade de maneira escondida ou que foi inserido na obra pelo gênio artístico, comunica ao observador uma mensagem, muitas vezes, incompreensível em termos intelectuais, mas absolutamente coerente em termos estéticos. Diante de um quadro como a Monalisa, de Leonardo Da Vinci, por exemplo, percebemos uma situação bastante banal, em que uma mulher se apóia sobre o braço e lança, àquele que a observa, um sorriso singelo e um tanto libidinoso. Aparentemente nada há além de cores e formas conhecidas, contudo nos sentimos tentados a continuar observando o quadro para buscar algo que está, a um só tempo, visível e invisível, e que é justamente o Belo.
Assim, nas artes está a máxima manifestação da contradição estética: utilizam o concreto e o material para representar um conceito, uma Idéia. Porém esta idéia, por sua essência mesma, não pertence ao mundo sensorial. Na Monalisa, a beleza se manifesta no rosto, na pose e no suave movimento de um sorriso estático. Mas todos estes elementos unidos não podem ser identificados com a idéia geral de beleza. Estes elementos somente materializam um exemplo particular de beleza, assim como outras tantas obras de arte. Quem pode dizer, então, que a beleza já estava no modelo que serviu de inspiração para o quadro? Ou que estava já no gênio criador do artista? Ou, ainda, que se encontra, somente, nos olhos de alguns que são capazes de vê-la enquanto outros não podem ter este deleite?
Sem nos perdermos em conjecturas, podemos resolver esta questão transferindo a noção do Belo do objeto para o sujeito: ele passa de um Ideal a ser perseguido para uma vivência ou experiência estética. Ao invés de sairmos em busca do Belo em si mesmo, passamos a fabricar o Belo, a produzi-lo por assim dizer. Notamos que o ser humano tem necessidade de contemplar e admirar suas obras, mas esta contemplação e admiração podem recair sobre um processo e não necessariamente sobre um objeto. A vivência estética é esta contemplação e admiração que ocorrem durante o desenrolar de um processo que se dá no âmbito do humano. Portanto o Belo ocorre sem que, necessariamente, um exemplo concreto particular dele esteja presente. O ser humano pode se admirar do seu trabalho futuro, de sua vida presente, de suas idéias passadas, e isto já traz uma contribuição para a idéia do Belo enquanto processo estético. A beleza pode estar presente em todas estas relações abstratas que o homem mantém, no tempo, com o mundo, sem necessariamente, estar presente um objeto particular que corporifique estas relações e a beleza que possa estar inserida nelas.
Há três pontos de vista a serem considerados quando o assunto é Estética: o primeiro é o do artista, cujo trabalho pode possuir vários tipos de compromisso como, por exemplo, um compromisso social, um compromisso religioso, um compromisso educativo, um compromisso informativo etc - todos eles, no entanto, não escapam do compromisso com o Belo. Mas há, também, o ponto de vista daquele que contempla a obra de arte, neste caso o maior compromisso é com a admiração estética, isto é, com a busca daquele valor universal de beleza que não se reduz à obra, mas que pode estar inserido nela. E o terceiro ponto de vista é o do filósofo, que tenta se colocar fora destes dois pontos de vista anteriores para traçar uma análise racional do movimento artístico.

Fonte: Palavra em Ação.
CD-ROM, Claranto Editora.

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