O Absolutismo Monárquico – Resumo (Parte 04/06)
Oliver Cromwell
A guerra civil inglesa (1641-1649)
Havia dois grupos antagônicos: os cavaleiros, partidários do rei Carlos I, e os cabeças redondas, partidários do Parlamento.
Os cabeças redondas, liderados pelo deputado puritano Oliver Cromwell, derrotaram os cavaleiros. O rei Carlos I foi preso e condenado à morte, sendo decapitado em 1649.
Com o apoio do Parlamento, Cromwell passou a governar a Inglaterra. No entanto, em 1653, dissolveu-o e impôs uma ditadura, com o Titulo de Lorde Protetor da Inglaterra.
Procurou consolidar os interesses mercantis da burguesia, ao assinar, em 1650, os Atos de Navegação, determinando que os produtos importados pela Inglaterra só poderiam ser transportados em navios ingleses ou nos de países com os quais estivesse comercializando diretamente. Essa decisão prejudicou o comércio holandês. A Holanda reagiu, e foi deflagrada uma guerra (1652-1654). A Inglaterra saiu vitoriosa, tornando-se suprema no comércio marítimo e a maior potência naval do mundo.
O período do governo de Cromwell foi chamado de República de Cromwell.
O Lorde Protetor morreu em 1658 e foi substituído por seu filho Ricardo, cujo governo durou pouco tempo e foi marcado por agitações políticas e sociais.
Um novo Parlamento foi eleito, em 1660, decidindo restaurar o regime político monárquico, sob a dinastia dos Stuart, entregando a Carlos II o governo da nação.
0 Response to "O Absolutismo Monárquico – Resumo (Parte 04/06)"
Postar um comentário