Práxis e revolução
Quando estudamos a ética, vimos
Aristóteles estabelecer uma distinção que foi mantida no pensamento ocidental:
a diferença entre poiesis, ação
fabricadora (o trabalho e as técnicas), e praxis
(a ação livre do agente moral e do sujeito político). Vimos também que
Aristóteles valorizava muito mais a praxis
do que a poiesis, o que é
compreensível. De fato, a sociedade grega, onde vivia Aristóteles, era
escravista, desvalorizando o trabalho como atividade inferior, se comparada à ação
livre do cidadão, isto é, dos proprietários (de terra, do artesanato e do
comércio). Liberdade, diziam gregos e romanos, é não precisar ocupar-se com as
atividades de sobrevivência, mas dispor de ócio para cuidar da coisa pública.
O desprezo pelo trabalho aparece
em vários sintomas significativos: não há, na língua grega, uma palavra para
significar trabalho (usa-se a palavra ergon,
obra; ou a palavra ponos, esforço
penoso e doloroso); a palavra latina de onde trabalho deriva é tripalium,
um instrumento de três estacas, destinado a prender bois e cavalos difíceis de
ferrar, portanto, um instrumento de tortura. A outra palavra latina empregada
para designar o trabalho é labor, que
corresponde ao grego ponos, portanto,
indica pena, fadiga, cansaço, dor e é nesse sentido que se fala em “trabalho de
parto”. Os homens livres dispõem de otium
– lazer – e os não-livres estão no neg-otium
– negação de ócio, trabalho.
O protestantismo, o capitalismo
e o liberalismo não podem manter essa imagem do homem livre como homem
desocupado, porque, como vimos, fazem o direito de propriedade repousar sobre o
trabalho – trabalho de Deus, fazendo o mundo, propriedade do artífice divino;
trabalho do homem, instituindo a legitimidade da propriedade privada dos meios
de produção, isto é, das condições materiais do trabalho. O negócio (neg-otium) é a alma do capitalismo.
No entanto, algo curioso
acontece. Apesar da valorização do trabalho e apesar da ideologia do direito
natural, que afirma serem todos os homens livres e iguais, no momento de
definir quem tem direito ao poder político, a classe dominante, como vimos,
“esquece” a “dignidade do trabalho” e declara o poder político um direito
exclusivo dos homens independentes ou livres, isto é, dos que não dependem de
outros para viver. Em outras palavras, dos que não precisam trabalhar. Do ponto
de vista moral, valoriza-se o trabalho – é ele que disciplina os apetites e
desejos imoderados dos seres humanos -, mas, do ponto de vista político, ele
não tem valor algum. Na política, a praxis
continua sendo a greco-romana.
Marx critica a ideologia da praxis liberal e a concepção protestante
do trabalho como esforço, disciplina e controle moral dos indivíduos. O ser
humano é praxis. Esta é social e
histórica. É o trabalho.
Que é o trabalho?
O trabalho, como vimos ao
estudar o conceito de Cultura, é a relação dos seres humanos com a Natureza e
entre si, na produção das condições de sua existência. Pelo trabalho, os seres
humanos não consomem diretamente a Natureza nem se apropriam diretamente dela,
mas a transformam em algo humano também.
A subjetividade humana se
exprime num objeto produzido por ela e a objetividade do produto é a
materialização externa da subjetividade. Pelo trabalho, os seres humanos
estendem sua humanidade à Natureza. É nesse sentido que o trabalho é praxis: ação em que o agente e o produto
de sua ação são idênticos, pois o agente se exterioriza na ação produtora e no
produto, ao mesmo tempo em que este interioriza uma capacidade criadora humana,
ou a subjetividade.
Vimos que, para Marx, nossa
consciência é determinada pelas condições históricas em que vivemos. Vimos
também que, para ele, os seres humanos fazem a sua própria História – são os
sujeitos práticos dela -, mas não a fazem em condições escolhidas
voluntariamente por eles. Isso significa que a praxis se realiza em condições históricas dadas e, como sabemos, as
condições são postas pela divisão social do trabalho, pelas relações de
produção (relação entre meios de produção e forças produtivas), portanto, pela
forma da propriedade e pela divisão social das classes.
Vimos, enfim, que embora a
consciência seja determinada pelas condições materiais em que vive, as ideias
não representam a realidade tal como é e sim tal como aparece, dando ensejo ao
surgimento do imaginário social e, com a divisão entre trabalho material e
intelectual, ao surgimento da ideologia.
No caso do modo de produção
capitalista, a ideologia utiliza a ideia do trabalho de duas maneiras. A
primeira, como vimos, é o emprego dessa ideia para legitimar a propriedade
privada capitalista. A segunda, é seu uso para legitimar a ideia de contrato
social e de contrato de trabalho.
Com efeito, a ideia de contrato
vem do Direito Romano, que exige, para validar uma relação contratual, que as
partes contratantes sejam livres e iguais. Para afirmar que a sociedade e o
Estado nascem de um contrato social, a ideologia burguesa precisa afirmar que todos os homens nascem livres e iguais,
embora a Natureza os faça desiguais em talentos e a sociedade os faça desiguais
economicamente. A ideologia burguesa precisa, portanto, da ideia de trabalhador
livre. Por sua vez, o salário só aparecerá como legítimo se resultar de um
contrato de trabalho entre os iguais e livres.
Segundo Marx, o capitalismo
efetivamente produziu o trabalhador “livre”: está despojado de todos os meios e
instrumentos de produção, de todas as posses e propriedades, restando-lhe
apenas a “liberdade” de vender sua força de trabalho. O trabalhador que a
ideologia designa como trabalhador livre é o trabalhador realmente expropriado,
o assalariado submetido às regras do modo de produção capitalista, convencido
de que o contrato de trabalho torna seu salário legal, legítimo e justo.
Assim, num primeiro momento, o
quadro oferecido por Marx é pessimista. Embora o ser humano seja praxis e esta seja o trabalho, o
processo histórico desfigura o trabalho e o trabalhador, aliena os
trabalhadores, que não se reconhecem nos produtos de seus trabalhos. A
ideologia burguesa, por sua vez, cria a ideia de Homem Universal, livre e igual,
dá-lhe o rosto dos proprietários privados dos meios de produção e persuade os
trabalhadores de que também são esse Homem Universal, embora vivam
miseravelmente.
No entanto, se a praxis é socialmente determinada, se a
consciência é determinada pelas condições sociais do trabalho, nem tudo está
perdido. Pelo contrário.
Diferentemente de outros modos
de produção, nos quais os trabalhadores (escravos, servos e homens livres)
trabalhavam isoladamente e não podiam perceber-se formando uma classe social,
no capitalismo industrial as condições de trabalho (as fábricas, as grandes
empresas comerciais, os grandes bancos, etc.) forçam os trabalhadores a
trabalhar juntos e a conviver em seu local de trabalho.
Podem, por isso, perceber que há
classes sociais, cujos interesses não são os mesmos e sim contrários, e podem
ver, diariamente, que o que a ideologia lhes ensina como verdade é falso. Por
exemplo, a ideologia lhes diz que são livres, mas não têm liberdade para
escolher o ofício, para definir o salário, para fixar a jornada de trabalho. A
ideologia lhes diz que todos os homens são iguais, mas percebem que não podem
ter moradia, vestuário, transporte, educação, saúde, como os seus patrões.
Assim, pelas próprias condições de sua praxis
cotidiana, têm condições para duvidar do que lhes é dito e ensinado.
São, porém, capazes de algo
mais. O capital é uma propriedade privada diferente de todas as outras que
existiram na História. De fato, as outras formas de propriedade davam riquezas
aos seus proprietários, mas não davam lucro.
Com o lucro obtido na venda dos produtos do trabalho, o capital se acumula,
cresce, se desenvolve e se amplia.
Pela primeira vez na História,
surge uma forma da propriedade privada capaz de aumentar e desenvolver-se. Os
trabalhadores podem, afinal, perguntar de onde vem a capacidade espantosa de
crescimento do capital. Dizem os ideólogos que esse aumento vem do comércio,
cujos lucros são investidos na produção. Nesse caso, por que os capitalistas
não investem tudo no comércio, em vez de investir prioritariamente na indústria
e na agroindústria?
É que o lucro não vem da
comercialização dos produtos para o consumo, mas nasce na própria esfera da
produção, isto é, resulta da divisão social do trabalho e do tempo socialmente
necessário para produzir alguma coisa.
O que é o modo de produção
capitalista? A produção de mercadorias, isto é, de produtos cujo valor não é
determinado por seu uso, mas pelo seu valor de troca. Este é determinado pelo
custo total para produzir uma mercadoria (custo da matéria-prima, dos
instrumentos de trabalho, dos conhecimentos técnicos e dos salários), custo
calculado a partir do tempo socialmente necessário para produzi-la (horas de
trabalho, horas de transporte, horas de descanso para reposição das forças,
horas necessárias para a extração da matéria-prima e seu transporte, horas
necessárias para a fabricação das máquinas e outros instrumentos de trabalho,
etc.).
Quem produz as mercadorias? Os
trabalhadores assalariados, que vendem sua força de trabalho aos proprietários
privados dos meios de produção. Como as vendem? Como uma mercadoria entre
outras. Qual o procedimento que regula a compra e venda da tal força de
trabalho? O contrato de trabalho, que, sendo um contrato, pressupõe que as
partes contratantes são livres e iguais, e, portanto, que é por livre e
espontânea vontade que o trabalhador vende sua força de trabalho pelo salário.
O que é o salário? O que é pago ao trabalhador para garantir sua subsistência e
a reprodução de sua força de trabalho (alimentação, moradia, vestuário e
condições para procriar). Quanto vale a mercadoria-trabalhador, isto é, quanto
vale o salário?
A economia política afirma que o
salário corresponde aos custos e ao preço da produção de uma mercadoria.
Calcula-se, assim, o que o trabalhador precisa para manter-se e reproduzir-se,
deduzindo-se esse montante do custo total da produção e determinando o salário.
Na realidade, porém, não é o que ocorre. Para produzir uma determinada
mercadoria, um trabalhador precisa de um certo número de horas (suponhamos, por
exemplo, quatro horas) e seu salário será calculado a partir desse tempo;
entretanto, o trabalhador trabalha durante muito mais tempo (suponhamos, por
exemplo, oito horas) e, conseqüentemente, produz muito mais mercadorias; estas,
porém, não são computadas para o cálculo do salário, de modo que há um trabalho
excedente não pago, isto é, não coberto pelo salário. Esse procedimento ocorre
em toda a indústria, na agricultura e no comércio, de maneira que a massa social dos salários de todos os assalariados
corresponde apenas a uma parte do tempo socialmente necessário para a produção
das mercadorias. A outra parte permanece não paga, formando uma gigantesca massa social de mais-valia (o valor do
trabalho excedente não pago). É a mais-valia que forma o lucro que será
investido para aumentar o capital.
Assim, essa propriedade privada
espantosa, o capital, que parece magia porque parece crescer sozinho,
aumentando como se possuísse um fermento interno, na realidade se acumula e se
reproduz, se amplia e se estende mundo afora porque se funda na exploração
social da massa dos assalariados.
Se os trabalhadores puderem
descobrir, pela compreensão do processo de trabalho, que formam uma classe
social oposta aos senhores do capital, que estes retiram o lucro da exploração
do trabalho, que sem o trabalho não pago não haveria capital e que a ideologia
e o Estado capitalistas existem para impedi-los de tal percepção, se puderem
compreender isso, sua consciência será conhecimento verdadeiro da praxis social. Terão a ciência de sua praxis.
Se tiverem essa ciência, se
conseguirem unir-se e organizar-se para transformar a sociedade e criar outra
sem a divisão e a luta de classes, passarão à praxis política.
Visto que a burguesia dispõe de
todos os recursos materiais, intelectuais, jurídicos, políticos e militares
para conservar o poderio econômico e estatal, buscará impedir a praxis política dos trabalhadores e
estes não terão outra saída senão aquela que sempre foi usada pelas classes
populares insubmissas e radicais: a revolução.
A teoria marxista da revolução
não se confunde, portanto, com as teorias utópicas e libertárias, porque não se
baseia na miséria, na infelicidade e na injustiça a que estão submetidos os
trabalhadores, mas se fundamenta na análise científica da sociedade capitalista
(nas “leis” do capital, ou da economia política) e nela encontra os modos pelos
quais os trabalhadores realizam sua própria emancipação. Por isso, Marx e
Engels disseram que a emancipação dos trabalhadores terá que ser obra histórica
dos próprios trabalhadores. A sociedade comunista, sem propriedade privada dos
meios de produção, sem classes sociais, sem exploração do trabalho, sem poder
estatal, livre e igualitária, resulta, portanto, da praxis revolucionária da classe trabalhadora.
Num célebre panfleto político, o
Manifesto comunista, que conclamava
os proletários do mundo todo a se unir e a se organizar para a longa luta
contra o capital, Marx e Engels consideravam que a fase final do combate
proletário seria a revolução e que esta, antes de chegar à sociedade comunista,
teria que demolir o aparato estatal (jurídico, burocrático, policial e militar)
burguês.
Essa demolição foi designada por
eles com a expressão “ditadura do proletariado”, tomando a palavra ditadura do vocabulário político dos
romanos. Estes, toda vez que Roma atravessava uma crise que poderia destruí-la,
convocavam um homem ilustre e lhe davam, por um período determinado, o poder
para refazer as leis e punir os inimigos de Roma, retirando-lhe o poder assim
que a crise estivesse superada. A ditadura do proletariado seria um breve
período de tempo em que, não existindo ainda a sociedade sem Estado e já não
existindo o Estado burguês, os proletários – portanto, uma classe social –
governariam no sentido de desfazer todos os mecanismos econômicos e políticos
responsáveis pela existência de classes sociais e, portanto, causadores da
exploração social.
Julgava Marx que essa seria a
última revolução popular. Por que a última? Porque aboliria a causa de todas as revoluções que as
anteriores não haviam conseguido abolir: a propriedade privada dos meios de
produção. Só assim o trabalho poderia ser verdadeiramente praxis humana criadora.
Fonte: CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Ed.
Ática, 2000.
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