"Nada se espalha com maior rapidez do que um boato" (Virgílio)

A formação da sociedade industrial brasileira (Parte 01/02)


Nesta teleaula você verá como os primeiros industriais brasileiros montaram suas fábricas. Além disso, saberá como trabalhavam os operários no Brasil e de que forma surgiu o movimento sindical brasileiro.

2 Response to "A formação da sociedade industrial brasileira (Parte 01/02)"

  1. Filipe says:
    8 de março de 2011 às 06:27

    Professor, uma pergunta: quando a indústria chegou no Brasil (e enfrenta a conjuntura citada, tal qual emprego de menores, estrangeiros e jornada diária excessiva), isso já tinha sido resolvido na Europa (em especial, na Inglaterra)?
    Não fica claro também (é citada a revolução Russa) como é que os anarquistas perderam a influência no movimento sindical, que chegou ao que é hoje (um movimento em sua maioria dominado pelo PT e suas correntes, que aliás, só tem esse espaço por se travestir de socialista e defensor dos trabalhadores). Também fiquei curioso a esse respeito.
    Juro que não são perguntas panfletárias, é sincera curiosidade (estudo Filosofia na Unifesp).
    Obrigado pela atenção, cordialmente;
    Filipe

  2. Tony Mendes says:
    9 de março de 2011 às 19:53

    Olá Filipe, boa noite! Que bom que esse blog esteja questionando-o e levando-o a levantar questionamentos importantes para a melhor compreensão da história recente do Brasil. Não temos grande pretensões com o blog, pois ele é apenas uma ferramenta de apoio aos estudos dos meus alunos do ensino fundamental e médio. Obrigado por sua presença e participação. Sinto-me lisonjeado com ela. Abraços fraternos e fique com Deus.