A religião
A palavra religião vem do latim:
religio, formada pelo prefixo re (outra vez, de novo) e o verbo ligare (ligar, unir, vincular). A
religião é um vínculo. Quais as partes vinculadas? O mundo profano e o mundo
sagrado, isto é, a Natureza (água, fogo, ar, animais, plantas, astros, metais,
terra, humanos) e as divindades que habitam a Natureza ou um lugar separado da
Natureza.
Nas várias culturas, essa
ligação é simbolizada no momento de fundação de uma aldeia, vila ou cidade: o
guia religioso traça figuras no chão (círculo, quadrado, triângulo) e repete o
mesmo gesto no ar (na direção do céu, ou do mar, ou da floresta, ou do
deserto). Esses dois gestos delimitam um espaço novo, sagrado (no ar) e
consagrado (no solo). Nesse novo espaço ergue-se o santuário (em latim, templum, templo) e à sua volta os
edifícios da nova comunidade.
Essa mesma cerimônia da ligação
fundadora aparece na religião judaica, quando Jeová indica ao povo o lugar onde
deve habitar – a Terra Prometida – e o espaço onde o templo deverá ser
edificado, para nele ser colocada a Arca da Aliança, símbolo do vínculo que une
o povo e seu Deus, recordando a primeira ligação: o arco-íris, anunciado por
Deus a Noé como prova de seu laço com ele e sua descendência.
Também no cristianismo a religio é explicitada por um gesto de
união. No Novo Testamento, Jesus disse a Pedro: “Tu és Pedro e sobre esta pedra
edificarei a minha igreja e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.
Eu te darei as Chaves do Reino: o que ligares na Terra será ligado no Céu; o
que desligares na Terra será desligado no Céu”.
Através da sacralização e
consagração, a religião cria a idéia de espaço
sagrado. Os céus, o monte Olimpo (na Grécia), as montanhas do deserto (em
Israel), templos e igrejas são santuários ou moradas dos deuses. O espaço da
vida comum separa-se do espaço sagrado: neste, vivem os deuses, são feitas as
cerimônias de culto, são trazidas oferendas e feitas preces com pedidos às
divindades (colheita, paz, vitória na guerra, bom parto, fim de uma peste); no
primeiro transcorre a vida profana dos humanos. A religião organiza o espaço e
lhe dá qualidades culturais, diversas das simples qualidades naturais.
Fonte: CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Ed.
Ática, 2000.
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