A crítica
O terceiro nível de leitura
racional é o momento da crítica. Não a crítica gratuita, baseada no gosto e na
opinião individual, subjetiva, mas aquela que surge do nosso entendimento da
proposta do próprio texto. Podemos verificar se o autor atinge ou não os
objetivos a que se propõe; se é claro, coerente; se sua abordagem é original e
se traz alguma contribuição para o assunto tratado.
Trata-se da crítica objetiva, que
não depende do nosso gosto e que está fundamentada em aspectos do próprio
texto. Não é necessariamente uma crítica negativa, pois permite apontar,
também, os pontos positivos do texto.
Ao chegar a esse ponto da
leitura, teremos completado a análise do texto. Saberemos dizer do que ele
trata, quais os pontos enfocados, com que ponto de vista o assunto foi tratado,
se o autor foi coerente ao expor suas ideias e qual a sua contribuição dentro
da área. A partir desse momento, podemos dizer se o texto é bom, ruim ou médio,
independente de termos gostado dele ou não. É importante frisar que as críticas
feitas por pessoas diferentes podem ser divergentes. Esse fato é positivo, pois
a diversidade aguça a nossa curiosidade e nos permite perceber aspectos do
texto que não tinham sido notados.
Fonte:
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda e MARTINS, Maria
Helena Pires. Temas de Filosofia. São Paulo, Moderna, 2000 (edição digital).
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