A interpretação
É o segundo nível de leitura
racional. Procura os significados não explícitos, escondidos, ou seja, os
significados conotativos ou figurados. Perguntamos: o que o autor quer mostrar
ou demonstrar com este texto? quais os valores que aparecem? como as ideias
apresentadas, o ponto de vista assumido, se ligam à época de produção do texto?
qual a relação do texto com o atual contexto histórico e social?
Enfim, é nesse nível que vamos
analisar mais a fundo os diversos elementos que compõem o texto, examinando as
relações que eles mantêm entre si e como cada um influencia o outro. É nesse
nível, também, que cruzamos ideias e valores presentes no texto com a situação
histórica e social da época em que foi escrito e, às vezes, até com a biografia
do autor. Ao fazer isso, podemos, inclusive, avaliar o significado das ideias
apresentadas no texto na época de sua criação. Avaliamos o grau de novidade que
ele apresentou então.
Fonte:
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda e MARTINS, Maria
Helena Pires. Temas de Filosofia. São Paulo, Moderna, 2000 (edição digital).
0 Response to "A interpretação"
Postar um comentário