"Nada se espalha com maior rapidez do que um boato" (Virgílio)

Herança social e legado cultural


Herança social e legado cultural: são processos de transmissão cultural, que ocorrem ao longo da história, nos quais as gerações mais velhas transmitem às gerações mais jovens a cultura do grupo.
Muitos sociólogos e historiadores brasileiros, a partir do século XIX, buscaram explicar a formação do povo brasileiro, caracterizado pela diversidade cultural, enquanto uma nação. E o olhar de alguns desses autores foi exclusivamente dedicado ao aspecto cultural. O legado cultural que herdamos dos povos que se misturam deu origem aos brasileiros.  

Se alguém chegar a você e disser:
- O Brasil foi colonizado pelos Ingleses!
Você irá corrigir esta pessoa, explicando:
- Não, não! Fomos colonizados primeiramente pelos portugueses e espanhóis. Temos também uma marcante presença dos africanos, que foram trazidos como escravos e os indígenas verdadeiros donos da terra. Depois, por volta de 1870 em diante, é que imigraram muitos outros povos, como os italianos, alemães e holandeses, em busca de trabalho.
Somos um povo que surgiu de uma grande miscigenação. O povo brasileiro foi formado, a partir de uma miscigenação, que foi a mistura de três “raças”: o índio, o branco e o negro.


Fonte: Texto “Sociologia – 1º Ano do Ensino Médio” da Profª Bianca Wild 

0 Response to "Herança social e legado cultural"