"Nada se espalha com maior rapidez do que um boato" (Virgílio)

Grupos sociais


Toda a sociedade tem uma série de forças que mantém os grupos sociais. As principais são a liderança, as normas e sanções sociais, os valores sociais e os símbolos sociais.

Liderança: é a ação exercida por um líder, aquele que dirige o grupo. Há dois tipos:


Liderança institucional - autoridade varia de acordo com a posição social ou do cargo que o indivíduo ocupa no grupo. Ex: Diretor de uma fabrica.
Liderança pessoal – autoridade varia das qualidades pessoais do líder (inteligência, poder de comunicação, carisma, atitudes). Ex: Getulio Vargas, Adolf Hitler, etc.

Normas sociais: regras de conduta de uma sociedade, que controlam e orientam o comportamento das pessoas. Indica o que é “permitido” e o que é “proibido”.

Sanção social: é uma recompensa ou uma punição que o grupo determina para os indivíduos de acordo com o seu comportamento social. É aprovativa quando vem sob a forma de aceitação, aplausos, honras, promoções. É reprovativa quando vem sob a forma de punição imposta ao indivíduo que desobedece a alguma norma social. Ex: insulto, zombaria, prisão, pena de morte.

Valores sociais: variam no espaço e no tempo, em função de cada época, geração e cada sociedade, ou seja são temporais, podemos dizer que valores sociais podem ser análogos a moral, por exemplo, cada período da história tem um conjunto de valores sociais que formam a moral vigente da época. Ex: o que é bonito para os jovens nem sempre é aceito pelos mais velhos. As roupas, os cabelos, modo de dançar, as ideias, o comportamento, enfim, entram em choque com os valores sociais já estabelecidos e cultivados por seus pais, criando uma certa tensão entre jovens e adultos.

Símbolos:  algo cujo valor e significado lhe é atribuído pelas pessoas que o utilizam. Ex: a aliança que simboliza a união de casais.A linguagem é um conjunto de símbolos. Podemos dizer que todo o comportamento humano é simbólico e todo o comportamento simbólico é humano, já que a utilização de símbolos é exclusiva do homem.



Fonte: Texto “Sociologia – 2º Ano do Ensino Médio” da Profª Bianca Wild 

0 Response to "Grupos sociais "