"Nada se espalha com maior rapidez do que um boato" (Virgílio)

Mudanças culturais e aculturação


A mudança cultural ocorre quando acontece qualquer tipo de alteração na cultura. Essa mudança pode ser pequena ou de grandes proporções, alterando toda uma cultura, como por exemplo acontece há tempos em várias regiões da África. Pode ser aceita facilmente ou por resistência.
As mudanças podem ocorrer por vários motivos, dentre eles, contato com outros povos, tecnologia, intempéries da natureza. No Brasil, com a chegada dos portugueses, os povos indígenas que aqui viviam viram sua cultura ser modificada; as tribos que não foram exterminadas viram parte de sua cultura perder suas qualidades distintivas.  

Os jesuítas que vieram para o Brasil com o objetivo de catequisar e integrar os indígenas à cultura do branco, impunham aos povos indígenas a aceitação da fé cristã, para que deixassem de lado os deuses da natureza em que acreditavam. Os jesuítas pretendiam, com isso, integrar os indígenas à cultura branca, descaracterizando-os.
Os povos africanos escravizados, que também possuiam sua cultura bem distinta da dos europeus, sofreram esta imposição cultural além de todo o sofrimento a que foram expostos, e parte de sua cultura foi descaracterizada.
Quando aqui chegavam, os escravos africanos eram obrigados a abandonar a maior parte de seus costumes e a adotar outros, que eram impostos por seus donos, passando por um processo denominado por alguns estudiosos “desafricanização”. Com isso, a cultura dos escravos foi bastante descaracterizada, e muitos dos seus hábitos foram também incorporados aos brasileiros, o sincretismo religioso é um dos resultados disso, podemos ver na religião conhecida como Umbanda.
Dá-se o nome de aculturação às mudanças culturais que ocorrem quando duas culturas diferentes entram em contato. Ou seja, é o processo de interação que ocorre entre duas ou mais culturas, quando uma cultura, ou ambas, absorve os traços de outra ou de outras, e os incorpora como parte integrante da sua, adaptando-os à sua realidade.


Fonte: Texto “Sociologia – 1º Ano do Ensino Médio” da Profª Bianca Wild 

0 Response to "Mudanças culturais e aculturação"