A problematização
É o quarto e último nível de
leitura racional. Nesse nível nos distanciamos do texto e pensamos em assuntos
ou problemas que, embora levantados a partir de sua leitura cuidadosa, vão além
dele. É quando nos perguntamos: naquela época, ou sociedade, era assim; e hoje,
como é? tal coisa é válida para x; e para y, como é?
Ao problematizar, estamos
indagando sobre outras possibilidades e exercitamos a imaginação, a coerência,
o raciocínio. Abrimos nossos olhos para novos significados, para novas leituras
do mundo.
Concluindo, a necessidade de
aprender a ler é muito mais ampla e profunda do que normalmente se coloca, pois
envolve a prática de dar significados ao mundo que nos cerca e à nossa própria
vida. É tarefa que pode ser conseguida através dos sentimentos e também da
razão.
A leitura racional, como vimos,
apresenta uma série de etapas que correspondem ao aprofundamento gradual dos
significados presentes no texto, aprofundamento este que pode nos levar, para
além do próprio texto, até os valores implícitos, escondidos, que presidiram a
sua criação. Este é o caminho crítico que nos permite chegar à problematização
da nossa realidade e que nos leva, portanto, ao filosofar.
Fonte:
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda e MARTINS, Maria
Helena Pires. Temas de Filosofia. São Paulo, Moderna, 2000 (edição digital).
0 Response to "A problematização"
Postar um comentário