"Nada se espalha com maior rapidez do que um boato" (Virgílio)

Em busca da essência do político (Parte 13/13)


Qual a diferença que Francis Wolff estabelece entre os termos política e político?

Nesta breve caminhada pela filosofia política, tivemos a oportunidade de observar algumas diferenças e também aproximações entre a vida política dos gregos de Atenas, nos séculos IV e V aC, e os indígenas brasileiros de antes da descoberta.

Pudemos também constatar que, apesar de tantas distinções, existem pontos comuns entre a política dos atenienses e dos indígenas brasileiros de antes da descoberta e a chamada democracia moderna e contemporânea – os princípios da igualdade política e da soberania do povo.

No entanto, é preciso analisar atentamente o que entendemos por igualdade e por soberania na política atual. É preciso questionar a quem pertence a retórica em nossa sociedade, e qual é o seu verdadeiro objetivo. É preciso lembrar que a igualdade política na contemporaneidade foi reduzida à eleição e a soberania continua pertencendo ao povo, porém, através de representantes. Quem detém o poder e como o utiliza? Qual é a essência do político?

Para finalizar, podemos pensar que a busca da essência do político se dá pela investigação dos fundamentos e das finalidades que organizam e determinam a vida política de um povo, e não apenas pelas formas imediatas de sua aparência.

A partir deste breve estudo e das atividades realizadas, podemos retomar o problema que está na introdução deste texto e debater também aquelas questões relacionadas ao cotidiano da vida política, colocadas em suspensão no início do texto, diminuindo o risco de nos perdermos em particularismos e abandonarmos as questões fundamentais na busca da essência do político.

0 Response to "Em busca da essência do político (Parte 13/13)"