"Nada se espalha com maior rapidez do que um boato" (Virgílio)

Roma Antiga – Resumo (Parte 02/14)


Origem histórica de Roma

Pelas pesquisas históricas, sabe-se que a região do Lácio era habitada por povos pastores que, para se defenderem de possíveis invasões, se estabeleceram nas colinas próximas ao rio Tibre. Sentindo-se ameaçados pelos etruscos e gregos, os latinos se uniram sob a liderança de uma das aldeias, Roma. Roma foi dominando todos os povos da península, unificando a Itália sob seu poder. A partir daí, os romanos expandiram-se para fora da península. Gradativamente, formaram um imenso império, transformando o mar Mediterrâneo num verdadeiro “lago romano" , como eles diziam, o Mare Nostrum (Nosso Mar).
Para essas conquistas, Roma contava com o maior e melhor exército da época. Além de realizar as conquistas, seus soldados guardavam as fronteiras e sufocavam possíveis rebeliões. As legiões romanas eram formadas por cidadãos romanos e cada uma delas tinha 5 mil soldados, divididos em unidades menores, as centúrias.
Os romanos exploravam os povos vencidos, extraindo riquezas de seus territórios (ouro, prata e outros metais) ou fazendo comércio com eles. Formou-se um impressionante sistema de estradas, com mais de 85 mil quilômetros. O transporte e o comércio também eram feitos por mar.
Ao longo de sua história, os romanos conheceram três formas de governo: a monarquia, a república e o império.

0 Response to "Roma Antiga – Resumo (Parte 02/14)"