"Nada se espalha com maior rapidez do que um boato" (Virgílio)

Grécia – Resumo (Parte 09/10)


Guerras do Peloponeso

Após a derrota dos persas, iniciou-se um período de luta entre as cidades-estados gregas para o domínio da península Balcânica.
A hegemonia ateniense foi combatida por Esparta, provocando as Guerras do Peloponeso, entre 431 e 404 a.C. Nessas guerras, Esparta, Corinto, Tebas e Megara uniram-se contra Atenas, que foi derrotada. Esparta assumiu a liderança sobre as cidades.
Os espartanos agiam com agressividade, provocando a revolta de muitas cidades. Foram vencidos pelos tebanos, frágeis militarmente, mas que contavam com o amplo apoio de aliados.
Aproveitando-se da desunião dos gregos, o rei da Macedônia, Felipe II, preparou um poderoso exército a fim de dominar a Grécia.

A Macedônia domina a Grécia

A Macedônia estava situada ao norte da Grécia. Os macedônicos eram agricultores e pastores, e o poder estava nas mãos dos proprietários de terras e de escravos.
No final do século IV a.C., no reinado de Felipe II, houve a centralização do poder. O rei confiscou terras da aristocracia, distribuindo-as aos camponeses, diminuiu o poder da nobreza e organizou o exército. Aproveitou-se do enfraquecimento das cidades gregas, em virtude da rivalidade que existia entre ela’s, para iniciar a concretização de seu plano. Pretendia conquistar as cidades gregas, fazê-las suas aliadas e dominar o Império Persa. Em 338 a.C., Felipe II derrotou os gregos na Batalha de Queronéia. Dois anos depois, foi assassinado por seus generais.
Com o assassinato de Felipe II, em 336 a.C., o poder passou para seu filho Alexandre Magno, que deu continuidade à política expansionista.
Após derrotar a cidade de Tebas, Alexandre iniciou a conquista da Ásia. Em 334 a.C., Alexandre atravessou o Helesponto e dominou a Ásia Menor. Logo depois conquistou a Síria, a Fenícia, a Palestina, o Egito e o Império Persa. Em 327 a.C., invadiu a Índia.

A fragmentação do império de Alexandre Magno

O cansaço dos soldados, o calor e as chuvas obrigaram Alexandre a voltar para o Ocidente. Mas, em 323 a.C., ele morreu na Babilônia, capital de seu imenso império, vitima de uma febre. Logo após, os generais lutaram entre si, originando-se novos Estados:
•Seleuco ficou com a Pérsia, a Mesopotâmia e a Síria;
•Cassandro ficou com a Macedônia e a Grécia;
•Lisímico ficou com a Ásia Menor e a Trácia;
•Ptolomeu tornou-se faraó do Egito.
As campanhas de Alexandre contribuíram para a fusão da cultura grega com a cultura oriental, cujos grandes centros eram Alexandria, Pérgamo e Antióquia. Era a cultura helenística ou helenismo, com a predominância do idioma grego.
Na época helenistica, houve grande desenvolvimento das cidades orientais. Suas ruas e praças eram pavimentadas, havia um bom sistema de abastecimento de água, mercados, grandes edifícios, bibliotecas, teatros, campos de atletismo, templos e edifícios públicos, onde se reuniam o Conselho Municipal e a Assembléia Popular.

0 Response to "Grécia – Resumo (Parte 09/10)"